Mutirão Migra oferece atendimento gratuito para regularização de migrantes no Brasil
11/08/2025
16:13
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Bruna Petri
Entre os dias 11 e 15 de agosto, o prédio H2 do Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) será ponto de atendimento do Mutirão Migra, ação que busca facilitar e agilizar o processo de regularização de pessoas migrantes no país.
A iniciativa é organizada pelo projeto de extensão Balcão do Migrante e Refugiado, do curso de Direito da UPF, e conta com a parceria da Polícia Federal e da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU). O objetivo é garantir que pessoas estrangeiras que vivem no Brasil possam acessar a Carteira de Registro Nacional Migratório, um documento essencial para exercer trabalho formal, acessar serviços de saúde, educação e outros benefícios sociais.
A expectativa é que a ação beneficie centenas de pessoas que vivem em Passo Fundo e região, colocando em dia atendimentos pendentes. Além do atendimento, o mutirão também promove acolhimento e orientações sobre direitos e serviços disponíveis para migrantes.
O Mutirão é um espaço de vivência prática para os acadêmicos da UPF, que participam ativamente das ações, conectando teoria e prática com base nos princípios dos direitos humanos e da justiça social.