Notícias UPF

UPF integra Observatório Regional da Saúde

  • Por: Assessoria de Imprensa

Grupo foi responsável pela elaboração do Plano estruturado de prevenção e enfrentamento da Covid-19

A Universidade de Passo Fundo (UPF) integra o Observatório Regional da Saúde, grupo que auxiliou municípios da região Norte na elaboração do Plano estruturado de prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19. O observatório foi responsável pela análise técnica e quantitativa para justificar a possibilidade da implantação do plano estrutural na região.

Conforme o professor Dr. Julcemar Zilli, que representa a UPF no grupo, foi de fundamental importância a existência do Observatório. "Ele possibilitou explicar aos agentes públicos que já estamos há quatro semanas com dados que apontam a estabilidade do avanço do vírus na região e poderíamos iniciar um processo de flexibilização conforme decreto do estado", avalia.

O documento foi aprovado na manhã do último sábado dia 15 de agosto quando os prefeitos da Região Covid Passo Fundo – R17-R18-R19 reuniram-se virtualmente para votação do Plano Estruturado, onde ficou definido que os municípios adotarão protocolos referentes a bandeira laranja.

Essa possibilidade foi garantida através de decreto estadual, onde as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas, no mínimo, iguais à bandeira anterior (laranja no caso da região de Passo Fundo). A decisão, que contou com a aprovação da maioria dos municípios, foi embasada em estudo técnico e pareceres elaborados por profissionais de saúde da região, através do Observatório Regional de Saúde, evidenciadas através de critérios epidemiológicos e sanitários, contendo ainda planilhas comparativas com os protocolos do Estado, observando as peculiaridades locais.

O documento completo pode ser acessado aqui.