Notícias UPF

Empresa residente do Parque Tecnológico é selecionada em edital da Shell

  • Por: Isadora Dezorzi Gerevini/Rede Conecta
  • Fotos: Divulgação

A empresa OPTIM, residente da Conecta UPF, foi uma das selecionadas no edital Energia, Smart Cities e Combate à COVID-19 deste ano, e será apoiada e acelerada pelo Shell Iniciativa Jovem. Os empreendedores premiados receberão um incentivo de R$ 5.000,00 para investir em seus respectivos negócios. 

O Shell Iniciativa Jovem, implementado no Brasil em 2000, é a versão brasileira do programa global da Shell de incentivo ao empreendedorismo. Presente em outros 17 países, a iniciativa apoia empreendedores jovens no desenvolvimento de negócios sustentáveis, através da aceleração de empresas com soluções voltadas para o mercado de Energia e Infraestrutura de Cidades Inteligentes, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico local. 

Com a solução Omni, uma plataforma IoT para o uso eficiente da água e de energia, onde dados são coletados por sensores, e algoritmos de Inteligência Artificial os transformam em informações e predições, a OPTIM passou por um processo de seleção a nível nacional, com etapas de apresentação da proposta escrita e também de um Pitch ao vivo para uma banca avaliadora. Dentre os 12 aprovados, a empresa ficou entre os cinco melhores. 

Segundo a cofundadora, Mariana Bier, a aprovação em um programa de abrangência nacional é um reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido pela OPTIM, dentro do Parque Tecnológico da UPF. “Uma prova que o uso de tecnologias para monitoramento de água e energia estão de acordo com o que grandes empresas estão buscando para mitigar os desafios de mudanças climáticas e comprometer-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, finaliza. 

A próxima etapa é o processo de aceleração que ocorrerá nos próximos quatro meses, com acesso a metodologias da Shell para desenvolvimento de negócios, mentorias e networking com parceiros. Ao final do programa, o Pitch produzido será apresentado novamente para uma banca de investidores.