Vestibular

Vestibular UPF: segunda-feira (11) é o último dia para se inscrever

08/11/2019

14:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Instituição oferece 57 opções de cursos de graduação em sete áreas do conhecimento. Conheça os diferenciais de cada uma das áreas

As inscrições para o Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF) encerram na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro. Quem não garantiu a sua inscrição, ainda tem tempo de escolher entre as 57 opções de cursos de graduação, nas sete áreas do conhecimento: tecnologia; engenharia, arquitetura e exatas; saúde e bem-estar; ciências agrárias e biológicas; comunicação e arte; ciências sociais aplicadas; e educação e humanidades. As inscrições devem ser feitas pelo site vestibular.upf.br. A prova ocorre na sexta-feira, dia 15 de novembro, às 14 horas, em toda a estrutura multicampi.

Com mais de 50 anos de história, a UPF é reconhecida por sua tradição e pela qualidade do ensino oferecido. Só para se ter uma ideia, já são mais de 80 mil profissionais formados pela Instituição, que hoje atuam em vários lugares do estado, do país e até do mundo. Conheça alguns dos principais diferenciais oferecidos em cada área do conhecimento: 

Saúde e bem-estar
Quem escolher um dos cursos na área de Saúde e Bem-estar terá à disposição uma estrutura com 150 clínicas para a prática profissional e também acesso a clínicas-escola nos principais hospitais de Passo Fundo. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de extensão com a possibilidade de viver a profissão na prática, com atendimento real. 

Acadêmicos do curso de Medicina ainda têm acesso ao Laboratório de Habilidades e Simulação, ao Ambulatório de especialidades estruturado junto ao HSVP e a atendimentos em Unidades Básicas de Saúde no município e em hospitais de referência.

Cursos oferecidos: Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Tecnologia e Engenharia, Arquitetura e Exatas
Nas áreas de Tecnologia e de Engenharia, Arquitetura e Exatas, os acadêmicos poderão, entre outras atividades, participar de escritórios-escola e empresas júnior, além de ter acesso a um centro para desenvolvimento de atividades práticas. Na área de Tecnologia, os cursos ainda estão articulados com a Rede de Inovação do Norte do RS.

Cursos oferecidos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Fabricação Mecânica e Química

Educação e Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas
Para as áreas de Educação e Humanidades e de Ciências Sociais Aplicadas, está disponível, entre outros diferenciais, o maior portfólio de projetos e programas de extensão da Universidade. Os acadêmicos ainda têm acesso a laboratórios completos que permitem vivenciar o conhecimento na prática, especialmente para quem sonha em ser professor. Além disso, os estudantes ainda podem participar de eventos, como o Startup Day, projeto multidisciplinar com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação.

Cursos oferecidos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Secretariado Executivo, Serviço Social, Artes Visuais, Educação Física, Filosofia (B), Filosofia (L), Geografia, História, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Música, Física, Matemática, Química e Pedagogia.

Ciências Agrárias e Biológicas
Quem deseja fazer sua formação na área das Ciências Agrárias e Biológicas pode estudar no melhor curso de Agronomia do estado. Além desse, outros três cursos também oferecem formação de excelência na área e garantem acesso a uma série de espaços de aprendizado. Entre eles, estão a Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN), o Centro de Pesquisa em Agropecuária (Cepagro) para a realização de aulas práticas, e o Hospital Veterinário, especializado em pequenos e grandes animais. Os estudantes também poderão participar de grupos de estudos que atuam na reabilitação e no tratamento de animais silvestres e em projetos de extensão como o projeto de proteção ao Papagaio-charão, que tem mais de 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 

Cursos oferecidos: Gestão do Agronegócio, Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária

Comunicação e Artes
Já quem optar por um dos cursos na área de Comunicação e Artes terá, entre alguns diferenciais, o acesso a laboratórios específicos e núcleos experimentais para práticas de estudos, além da possibilidade de participar de projetos de extensão nas mais diferentes áreas. Os estudantes ainda terão contato com ações de fomento à cultura – como recitais e exposições de arte –, tanto na Universidade quanto na comunidade. 

Cursos oferecidos: Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico, Jornalismo, Música Canto, Música Instrumento e Publicidade e Propaganda

Prova de redação e descontos são diferenciais
Nesta edição do Vestibular, a UPF oferece vários diferenciais. Um deles é a prova única de redação, que passa a ser aplicada para todos os cursos, com exceção do curso de Medicina. Além disso, os candidatos poderão realizar a prova tanto no Campus I em Passo Fundo, quanto nos campi de Carazinho, Casca, Soledade, Lagoa Vermelha e Sarandi. Nesse caso, no momento da inscrição, o candidato poderá escolher onde deseja realizar a prova. 

Os candidatos ao curso de Medicina seguem realizando a prova completa, que será aplicada apenas no Campus I, em Passo Fundo. A prova inclui questões de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

Outra grande novidade deste vestibular é o Programa de Incentivo ao Conhecimento. Com ele, todos os ingressantes com renda de até 10 salários mínimos – com exceção dos matriculados no curso de Medicina – garantem 20% de desconto em todo o curso.  Além disso, acadêmicos que contratarem Crédito Universitário terão 30% de desconto em todo o curso, independentemente do limite de renda. Assim como o anterior, o desconto também não é válido para o curso de Medicina. Esse programa é regido por edital próprio e o desconto não é cumulativo com outros benefícios.

Além do Programa de Incentivo ao Conhecimento, a Instituição ainda oferece descontos por meio dos programas Recomeçar Plus, para candidatos acima de 35 anos, e a Bolsa FUPF, que prevê gratuidade de 50% para alguns cursos. 

Acesse o site, conheça todas as possibilidades e inscreva-se.