Notícias UPF

Vestibular de Verão UPF será nesta sexta-feira, 15 de novembro

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Arquivo/UPF

Milhares de candidatos disputam uma vaga em uma das melhores Instituições de Ensino Superior privadas do Brasil

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe, nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, milhares de candidatos para o Vestibular de Verão. A prova tem início às 14 horas, no Campus I, em Passo Fundo, e também nos campi de Carazinho, Casca, Soledade, Lagoa Vermelha e Sarandi. Nesta edição, os candidatos disputam uma vaga em um dos cursos de graduação oferecidos pela Instituição em sete áreas do conhecimento.

Uma das grandes novidades deste processo seletivo, é que, pela primeira vez, os candidatos realizarão apenas a prova de redação. A única exceção é o curso de Medicina. Por ser mais disputado, os vestibulandos seguem realizando, apenas em Passo Fundo, a prova completa que inclui questões de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. As provas ocorrerão em diferentes prédios da Instituição.

Confira algumas dicas para o dia da prova

Os candidatos deverão imprimir o comprovante de inscrição, que estará disponível no site vestibular.upf.br, onde consta o local da prova. O comprovante de inscrição deverá ser apresentado no dia do Vestibular, juntamente com o documento com foto informado no formulário de inscrição. A recomendação, é estar no local das provas com, no mínimo, uma hora de antecedência.

Programação para os pais
Os pais que quiserem acompanhar seus filhos durante a prova, terão uma programação especial. Entre as ações, está uma palestra com o médico psiquiatra Jairo Bouer sobre o tema “Os jovens e os transtornos de ansiedade e depressão”. A atividade tem início às 14h30min, no auditório da Biblioteca Central. Também estão previstas outras atividades como coffee break, massagem e alongamento, bingo e sorteio de brindes.

Além disso, os pais poderão tirar dúvidas a respeito da Universidade, assim como obter informações sobre bolsas, descontos e o Programa de Residência Compartilhada. Ainda, os pais que desejarem, poderão fazer um tour pela Instituição, para conhecer a estrutura de cursos e unidades.

Por que estudar na UPF?
Com mais de 50 anos de história, a UPF é reconhecida por sua tradição e pela qualidade do ensino oferecido aqui. Só para se ter uma ideia, já são mais de 80 mil profissionais formados pela Instituição, que hoje atuam em vários lugares do estado, do país e até do mundo.

Mas não é apenas isso. Em um universo tão grande como esse, existem muitas possibilidades que vão além da sala de aula e que fazem da Instituição uma das melhores do estado e do sul do Brasil. Conheça alguns deles e descubra por que estudar na UPF:

1- Pelo mundo
A UPF mantém convênios com 71 instituições estrangeiras em 20 países. Isso permite que acadêmicos e professores tenham a possibilidade de viver a experiência de um intercâmbio. O que, além da troca de experiência, também gera conhecimento e a realização de trabalhos conjuntos, tanto na área de graduação quanto na pós-graduação.

2- Viagens técnicas e de estudo
Por falar em viagens, é muito comum os professores dos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, organizarem viagens técnicas e de estudo. Afinal, muita coisa acontece fora da sala de aula. E ver na prática faz toda a diferença para uma boa formação. 

3- Serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho
Por meio do Projeto Parceria, Educação e Trabalho (Propet), a UPF faz uma ponta entre acadêmicos que estão em busca de vagas de estágios e empresas com vagas abertas. Essa relação ocorre, inclusive, em oportunidades efetivas de emprego. Tudo feito on-line.

4- Acesso à maior rede de inovação do norte do RS
Para quem gosta de inovação, a UPF tem a rede de inovação Conecta UPF. Nela, estão congregados diferentes setores que buscam promover a inovação tecnológica, gerando valor para a sociedade, para as empresas e para a Universidade.

5- Infraestrutura
Um ensino de qualidade passa por uma infraestrutura à altura. E é por isso que, entre os motivos para estudar na UPF, estão os mais de 450 laboratórios e salas de ensino prático-experimental. Neles, os acadêmicos têm contato com o dia a dia de um profissional, experimentando o conhecimento na prática e enriquecendo sua formação.

6- Possibilidade de cursar disciplinas em diferentes cursos
Outro motivo para estudar na UPF é a possibilidade de cursar disciplinas em mais de um dos 60 cursos oferecidos. São as chamadas disciplinas isoladas. Nessa modalidade, o acadêmico pode experimentar um pouco da rotina de outra profissão ou aprimorar sua formação, agregando conhecimentos oriundos de um curso ou área diferente.

7- Acervo bibliográfico
A UPF ainda oferece acesso ao maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte do estado. São mais de 430 mil exemplares, disponíveis em 10 bibliotecas, em toda a estrutura multicampi. Assim, os acadêmicos têm acesso ao que há de mais atualizado em literatura científica, assim como clássicos e novidades literárias.

8- Relação com a comunidade
Para completar, um ótimo motivo para estudar na UPF é a relação próxima que a Instituição tem com a comunidade. Seja desenvolvendo projetos de extensão, seja oferecendo serviços importantes. Fundamental para a comunidade, essa relação é também essencial para os estudantes, que se tornam cidadãos éticos e preparados para as transformações sociais.