UPF sedia III Colóquio Binacional Brasil-Argentina sobre Educação, Estado e Democracia
07/10/2025
10:33
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Guilherme Severo
A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, de 1º a 3 de outubro, o III Colóquio Binacional Brasil-Argentina – Educación, Estado y Democracia: Más allá del neoliberalismo. O evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e da Argentina para refletir sobre os desafios da educação e da democracia na América Latina.
Realizado no Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), o Colóquio integra o Convênio Trilateral de Cooperação Científica e Acadêmica, desenvolvido desde 2010 entre a UPF, a Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A cerimônia de abertura contou com a participação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, do pró-reitor acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, da professora Dra. Margarita Sgró (UNCPBA), do professor Dr. Pedro Goergen (Unicamp) e do professor Dr. Angelo Vitório Cenci, coordenador geral do evento e representante da UPF no convênio internacional. Também compuseram a mesa o diretor do IHCEC, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, a professora Dra. Adriana Bragagnolo, diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, e a professora Dra. Cleci Terezinha Werner da Rosa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF.
Durante a solenidade, o público foi recepcionado com uma apresentação artística do Coro Universitário da UPF, sob regência da professora Aline Bouvié. O momento também marcou uma homenagem ao professor Dr. Pedro Goergen, pela sua trajetória acadêmica e contribuição ao convênio trilateral, destacando o compromisso com o diálogo entre universidades latino-americanas.
Programação e atividades
Ao longo dos três dias, a programação contou com mesas-redondas, sessões de apresentação de trabalhos e vivências extensionistas. Pesquisadores brasileiros e argentinos compartilharam estudos que abordam desde a crítica ao modelo neoliberal de educação até reflexões sobre sustentabilidade, justiça social e emancipação humana.
O lançamento de livros, a sessão especial de 25 anos do Grupo de Estudos e Filosofia e Educação (GEFIME) e as visitas de campo a projetos extensionistas da UPF, como a Coama e a Recibela, também integraram a agenda do evento, reforçando o compromisso institucional com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Cooperação para além das fronteiras
Para o professor Dr. Angelo Vitório Cenci, coordenador geral, o Colóquio reafirma a importância da cooperação internacional entre universidades e a necessidade de uma reflexão crítica sobre o papel da educação na consolidação da democracia. “O convênio trilateral e este evento são expressões de um compromisso coletivo com a construção de uma educação pública, democrática e socialmente comprometida. Trata-se de um espaço de diálogo, resistência e proposição de alternativas para além do neoliberalismo”, destacou o professor.
Reflexões e cooperação acadêmica
O evento dá continuidade a dois colóquios anteriores realizados na Argentina, em Tandil, e reafirma o compromisso da Rede de Universidades envolvidas, que inclui, além das três instituições promotoras, a UFFS (Chapecó-SC), UFSCAR (SP), UEM (PR), UNIJUÍ (RS), UFLA (MG) e UNESPAR (PR) em fortalecer os debates sobre educação pública, democracia e políticas sociais.
A edição de 2025 teve como eixos temáticos:
- Para além do neoliberalismo: Estado, democracia, políticas e educação na América Latina;
- Democracia, formação humana e formação pedagógica;
- Estado, políticas e educação pública;
- Práticas sociais de extensão e educacionais para além do neoliberalismo;
- Educação, justiça social e justiça climática.