Universidade

UPF sedia grande encontro das Cidades Educadoras

04/08/2022

14:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Evento promovido pela Prefeitura de Passo Fundo debateu ações que visam reforçar o compromisso do município de promover práticas educadoras para toda a comunidade

Reconhecida pelo trabalho que realiza para incentivar o movimento das Cidades Educadoras no Norte do Rio Grande do Sul, a Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, nesta quarta-feira, 3 de agosto, o II Seminário Internacional Passo Fundo Cidade Educadora. O evento, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo na Arena UPF Parque, reuniu trabalhadores da rede municipal de ensino, representantes de entidades, empresas, organizações sociais, instituições de ensino e também lideranças da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace) e da Delegação para a América Latina Cidades Educadoras que, ao longo de uma programação intensa durante o dia, debateram ações para promover e incentivar as práticas no município.

Presente na abertura do evento, o pró-reitor Acadêmico da UPF, professor Dr. Edson Alencar Casagranda, destacou que desde 2011 a Universidade trabalha para disseminar o conceito das Cidades Educadoras e apoiar as experiências dos municípios da região Norte do Estado no processo de adesão à Carta da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que foi elaborada em 1990 e revista em 2004.

“Uma mudança só ocorre se temos a compreensão de que as coisas são dinâmicas e aí entra nossa capacidade de mobilizar os agentes, pois mudança não acontece sem mobilização”, afirma o pró-reitor, ao pontuar que uma cidade educadora existe quando há formação e espaços de cultura que proporcionam viver outras coisas para além daquilo que o cotidiano oferece. "As cidades educadoras servem para formar pessoas que tenham capacidade de transformar o seu entorno”, destaca.

O encontro fez parte das atividades alusivas aos 165 anos de Passo Fundo e buscou sensibilizar e debater ideias a fim de envolver toda a comunidade no processo. “Temos muitos motivos para ter orgulho da nossa cidade, mas entre todas a melhor é quando melhoramos a vida das pessoas e o conceito de cidades educadoras tem tudo a ver com isso. Sair para além da sala de aula, da questão curricular, que é necessária e importante, e buscar integrar a comunidade para que ela entenda a cidade como um território de educação que possa formá-lo e transformá-lo através das nossas iniciativas”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, que anunciou alguns investimentos na área da educação, além de uma viagem em 2023 com uma comitiva de professores da rede municipal de ensino para conhecer Barcelona, na Espanha, sede mundial das cidades educadoras.

UPF é incentivadora do movimento 

A região Norte do RS é a que concentra o maior número de Cidades Educadoras do país, com sete municípios. Nos últimos anos, os municípios de Passo Fundo, Carazinho, Guaporé, Marau, Sarandi, Soledade e Camargo passaram a integrar o movimento internacional, com o apoio da UPF, que é filiada ao Movimento das Cidades Educadoras.

A diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UPF, professora Dra. Adriana Bragagnolo, destaca que, enquanto Universidade, um dos papéis da UPF é a de ser interlocutora dos municípios da região, por meio de apoio e incentivo das ações propostas para se construírem como cidades educadoras. “Pensar a cidade educadora é pensar com a comunidade, de modo intersetorial, pois é a partir da voz dos sujeitos que se constrói desde os primeiros passos de um planejamento até as ações mais concretas. Uma cidade educadora pensa na participação cidadã para que os sujeitos que nela habitam sejam co-autores dos processos, das decisões, com um olhar atento para se constituir uma cidade melhor, que educa em todas as suas dimensões, permite qualidade de vida, cultura e busca estratégias de formação democrática”, ressalta a professora.

Referências nacionais e internacionais

O II Seminário Internacional Passo Fundo Cidade Educadora contou com a participação de representantes das cidades de Rosário, na Argentina, considerada a protagonista das Cidades Educadoras na América Latina e integrante da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) há 26 anos, e Curitiba - PR, cidade coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras e responsável por articular as ações e debates de interesse das cidades educadoras no país.

Em visita ao gabinete da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a representante da Delegação Cidades Educadoras América Latina, Silvina Ortiz e as representantes da Rebrace, Maria Silvia Bacila, secretária municipal de Educação de Curitiba, e Emília Hércules; Denize Cornelio Luz, da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo e a professora da UPF, Dra. Adriana Bragagnolo, conversaram sobre as construções globais que envolvem as Cidades Educadoras e as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em Passo Fundo. 

A reitora destacou que o movimento começou a ganhar ainda mais força em Passo Fundo através das ações dos programas e projetos de extensão universitária desenvolvidos pela UPF.

“Um dos grandes potenciais da Universidade ocorre pelo viés da extensão universitária, que foi provocando essa concepção de relação com a comunidade, em diversos cenários, para pensar com as pessoas e mostrar que elas precisam participar juntas nesse processo, juntamente com o ensino e a pesquisa, que nos ajudam muito para criarmos força para construir uma cidade educadora”, afirmou a reitora.