Ensino

UPF sedia formação em reprodução animal

24/11/2020

17:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Curso especializado na inseminação artificial de ovinos contou com a participação de acadêmicos e profissionais da medicina veterinária

Formação reuniu acadêmicos e profissionais da medicina veterinária

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), sediou nesta terça-feira, dia 24 de novembro, o curso de “Inseminação artificial por laparoscopia em ovinos”. A formação foi organizada pelo Diretório Acadêmico do curso de Medicina Veterinária e realizada pela empresa IMV Technologies.

De acordo com o coordenador do curso, professor Dr. Ricardo Zanella, a formação teve início na segunda-feira, dia 23 de novembro, e reuniu acadêmicos e profissionais da área da medicina veterinária. “ A Inseminação artificial é uma das técnicas mais antigas, mas por laparoscopia em ovinos é uma biotécnica que não está sendo muito utilizada ainda. É uma biotécnia que prevê ganhos reprodutivos superiores quando comparada com as outras formas de inseminação artificial em ovinos, com essa biotécnia conseguimos ter ganhos reprodutivos superiores a 70%, como todas as fêmeas estão sendo sincronizadas com a utilização de hormônios específicos, então a probabilidade de terem partos gemelares e triplos é bastante grande, então aumenta o número de filhotes nascidos”, explicou o professor.

A IMV é uma empresa francesa voltada para a reprodução animal e desenvolve o projeto IMV Academy que tem como objetivo levar o conhecimento de técnicas reprodutivas tanto para profissionais do campo, quanto para acadêmicos, que tenham interesse em reprodução de animais. “Esse é 4º curso que estamos fazendo com a UPF, o objetivo é capacitar os alunos e os profissionais para que possam trabalhar com essa técnica contribuindo com difusão de genética de melhor qualidade nos rebanhos comerciais de ovinos da região”, disse o ministrante do curso, o médico veterinário Me. Pedro Nacib Jorge Neto.

A formação possibilita maior conhecimento para os profissionais e acadêmicos da área, dessa forma, a formação reuniu participantes de diversos lugares do Brasil, como o acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Católica do Tocantins, Tiago Trindade Ribas.“Vi a oportunidade do curso em Passo Fundo, que é perto de Porto Alegre, onde tenho família. Assim, aproveitei o curso, que de certa forma é difícil encontrar no Brasil, por profissionais  especializados. Como no norte, a cadeia da ovinocultura está em ascensão, aproveitei a oportunidade”, explicou Ribas.

Cursos especializados em reprodução animal

No mês de novembro, estão sendo realizados diversos cursos voltados para área de reprodução animal na UPF. Além do de Inseminação artificial por laparoscopia em ovinos”, nos dias 21 e 22 de novembro, profissionais também tiveram a oportunidade de participar do curso de “Manipulação e Avaliação Espermática”. “ É extremamente importante esses cursos, porque temos as práticas com os professores e poder trazer para dentro da UPF um curso especializado, em um valor bom, acessível, sendo que esses cursos vão aprimorar nosso conhecimento e gerar mais pratica antes de a gente sair da graduação, é extremamente importante e a gente já sai com um diferencial no currículo”, disse a acadêmica da UPF e presidente do Diretório Acadêmico, Paula Hartwig.

Nos dias 25 e 26 de novembro, profissionais tem mais uma oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento, com o curso de “Inseminação Artificial em Suínos”, onde a parte teórica será ministrada pela pesquisadora Dra. Mariana Groke Marques, da Embrapa Suínos e Aves, e por Dr. Carlos Henrique Cabral, da PUC-MG. Já a parte prática será ministrada pelos professores Dr. Eraldo Zanella, Dra.Gisele Ritterbusch e Dr. Ricardo Zanella.