Geral

UPF sedia abertura do X Colóquio Nacional de Direitos Humanos

14/05/2025

14:22

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, nessa terça-feira (13), a abertura do X Colóquio Nacional de Direitos Humanos. O evento, promovido pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), reúne instituições de ensino e organizações sociais em torno do tema desta edição: “Direito ao amor e direito de amar”, que mobiliza o debate sobre o ato do amor nos campos da política e da ética na sociedade.

A reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, destacou a importância da discussão neste momento. “Nunca tivemos tanto ódio circulando, tanta divisão. A amorosidade é um princípio fundante das nossas relações, da nossa saúde mental, é o meio pelo qual nós nos fortalecemos enquanto sociedade”, pontua.

Na ocasião, a professora Bernadete, enquanto representante da instituição sede do Colóquio, fez a entrega de uma homenagem ao presidente da CDHPF, Ésio Salvetti, em reconhecimento à atuação da organização na luta pela construção coletiva da garantia de direitos humanos. 

O evento contou ainda com a entrega do Prêmio Direitos Humanos ao ex-professor da Universidade, Eldon Mühl, que atuou por mais de 46 anos na área de educação e filosofia da Instituição. Além dele, a Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN), representada pela professora Francisca Bueno, foi premiada na categoria "Instituição". 

A programação do X Colóquio Nacional de Direitos Humanos segue até quinta-feira (15) no Campus I da UPF, com conferências, palestras, mostras de trabalho e conversas sobre o tema. Confira mais detalhes sobre a programação clicando aqui.