Geral

UPF realiza projeto de educação permanente em saúde

10/07/2019

15:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Curso “Equipes de saúde: dinâmicas, análises e intervenções” reúne líderes e gestores da área da saúde de diversos municípios da região. Formação iniciou nesta quarta-feira, 10 de julho, e segue com encontros até o final do ano

Tendo por base o Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza um processo formativo que visa contribuir com os profissionais que atuam na atenção à saúde. A formação em “Equipes de saúde: dinâmicas, análises e intervenções” busca subsidiar para a compreensão, reflexão e análise das dinâmicas das equipes e da gestão dos processos de trabalho, com vistas a fortalecer a atuação nos diferentes coletivos, sejam eles equipes, comunidades ou mesmo redes ampliadas.

O curso, realizado pela UPF em parceria com a 6ª CRS, iniciou suas atividades nesta quarta-feira, dia 10 de julho, com seu primeiro módulo ministrado pela reitora da Universidade, Dra. Bernadete Maria Dalmolin. Segundo ela, o projeto de educação permanente em saúde surgiu de uma demanda da Coordenadoria, que identificou que a maior dificuldade dos profissionais é trabalhar e entender as dinâmicas das equipes, do coletivo que envolve grupos diversos e da comunidade.

A intenção, conforme a reitora, é interferir positivamente entre os coletivos. “Vamos abordar conceitos da área científica para realizar uma análise institucional, para que se possa entender a dinâmica das instituições, o que é instituído (que está fixo, marcado, o registro de funcionamento da instituição) e o que é instituinte (que é possível criar e inventar no dia a dia das instituições, rompendo com os instituídos)”, explica, comentando que o trabalho é teórico e prático, buscando usar método de cartografia, com o desenho dos fluxos do dia a dia, fazendo a percepção daquilo que dificulta a atuação e daquilo que a potencializa, a partir da análise do contexto no qual as pessoas trabalham.

O curso
A formação terá duração de 92 horas, sendo 76h presenciais e 16h de dispersão, ou seja, desenvolvidas no ambiente da UPF Virtual. Os encontros presenciais serão quinzenais, em módulos de 6h, no Campus II da UPF, em Passo Fundo. As atividades de dispersão consistem na produção, por parte dos participantes, de um trabalho a partir de suas vivências com equipes, que terá acompanhamento e orientação dos professores. Além disso, o curso contempla uma visita in loco com gestores e equipes e o apoio da Coordenadoria de Saúde no fortalecimento das ações de trabalho. Como produto final, o curso inclui uma proposta de intervenção que será realizada no contexto de cada participante.