UPF Mundi

UPF oferece capacitação linguística para realização de estágio na Itália

12/04/2023

14:48

Por: Assessoria de Imprensa

Programa de estágio internacional é voltado para estudantes de pós-graduação e egressos da UPF

Você é estudante de especialização, mestrado ou doutorado ou então é um egresso da Universidade de Passo Fundo (UPF) e tem o desejo de realizar uma temporada de estágio fora do Brasil? A Assessoria Internacional, juntamente com a UPF Mundi – Escola de Idiomas, oferece uma capacitação linguística e mentoria especial para quem quer se inscrever no programa de estágio na Itália.

Para quem tem bons conhecimentos de língua inglesa (A2 + ou B1), a capacitação terá duração de cinco semanas, abrangendo uma imersão em língua inglesa, conhecimentos necessários básicos de língua italiana e a mentoria para a organização da documentação. Neste caso, o interessado poderá aplicar ao programa, ainda, em junho de 2023.

Para aqueles que têm conhecimentos básicos de inglês, a capacitação é oferecida a partir de junho de 2023, sendo que a duração dependerá do conhecimento de inglês do interessado. A aplicação ao estágio poderá ser feita em 2024.

Como funciona o programa de estágio na Itália?

O programa tem duração total de cinco meses e prevê um curso de aperfeiçoamento profissional dos candidatos selecionados na área de negócios, objetivando favorecer a colaboração entre empresas italianas e cidadãos de outros países que tenham origem italiana. Além disso, a meta é reforçar os laços profissionais e culturais entre os descendentes de emigrantes e a Itália. Esse curso de aperfeiçoamento tem o foco em gerenciamento de exportação e desenvolvimento empresarial sendo destinado a descendentes de italianos, especialmente não europeus.

Os selecionados irão desenvolver novas competências de gestão empresarial com aulas, seminários, workshops e experiência prática. O curso é realizado totalmente em inglês e tem duração de dois meses, geralmente, nas cidades de Roma e Trieste. Nesse período, serão estudados temas relacionados ao empreendedorismo, comércio internacional e gerenciamento de exportação. Ao final da formação, os selecionados fazem um estágio de três meses em uma empresa italiana.

Como se candidatar ao programa?

Após concluída a capacitação linguística na UPF e com posse dos documentos obrigatórios, o candidato recebe da Assessoria Internacional toda a orientação e acompanhamento para aplicar ao programa e concorrer à bolsa de estudos que inclui a passagem de ida e volta; alojamento durante todo o período do programa; almoço nos dias de formação e estágio durante o período do programa.
Os pré-selecionados serão contatados para agendamento de uma entrevista. O resultado final da seleção é divulgado, geralmente, em julho e o curso tem previsão para começar em novembro de 2023.

Quais os pré-requisitos para concorrer à bolsa de estágio em 2023?

- Ser egresso de algum curso de graduação UPF e/ou estar cursando especialização, mestrado ou doutorado na UPF (em qualquer área).
- Possuir passaporte italiano.
- Ter entre 23 e 35 anos.
- Ter experiência profissional, de preferência em áreas relacionadas a empreendedorismo, negócios, administração, marketing, vendas, importação-exportação.
- Ter nível de conhecimento de inglês, no mínimo A2 + (com 260 a 300 horas de estudo, no mínimo).
- Realizar a capacitação linguística e mentoria oferecida pela UPF.

A capacitação linguística e mentoria para a candidatura, oferecida pela UPF, abrangem diagnóstico do conhecimento de inglês do candidato; 30 horas de imersão em inglês para negócios; 20 horas de aulas de italiano introdutório; 10 horas para a organização da documentação necessária; e certificação de conhecimentos linguísticos, de acordo com o nível alcançado pelo aluno.

Inscrição e demais informações podem ser obtidas com a Assessoria Internacional da UPF, localizada no Centro de Convivência, Campus I, ou pelo fone (54) 3316-8117, até o dia 24 de abril.