UPF entre as cinco melhores colocadas na Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul
21/11/2016
17:02
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Gelsoli Casagrande
Atividades foram realizadas de 18 a 20 de novembro no Campus I da UPF
A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, entre os dias 18 e 20 de novembro, a 14ª competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, que reuniu 450 alunos de cursos de Engenharia de instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Participaram 24 equipes. A Equipe Mas Baja Tchê, que representa a UPF, conquistou o quinto lugar na classificação geral. Os veículos passaram por avaliações estáticas e dinâmicas, com destaque para o enduro de resistência, no qual os veículos completam voltas em uma pista irregular com obstáculos por três horas.
A competição foi realizada na pista localizada próxima ao Centro de Eventos, Campus I. Na sexta-feira (18), foram feitas as provas estáticas, com apresentação do projeto de cada veículo e teste de segurança. A avaliação foi realizada por juízes, engenheiros da indústria automotiva. No sábado (19), aconteceram as provas dinâmicas, onde foram avaliados itens como aceleração, suspensão e tração e velocidade máxima. Já o enduro de resistência foi realizado no domingo (20). No enduro, os veículos completaram voltas na pista de terreno irregular, off-road, com obstáculos. A prova teve duração de três horas.
A Equipe Mas Baja Tchê da UPF, que participa da competição há 16 anos, conquistou a quinta colocação geral, repetindo o resultado do ano passado. A equipe é formada por 20 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. Os professores da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) da UPF, Márcio Walber e Lucas Zavistanovicz, ressaltaram que no quesito enduro de resistência, a prova mais difícil da competição, a UPF ficou em terceiro lugar. “A UPF estava testando o projeto de um novo veículo, ao qual apresentou um excelente desempenho no enduro. Esta competição serve de preparação para o próximo desafio, a etapa Nacional, que ocorrerá no mês de março de 2017, na cidade de São José dos Campos (SP)”, destacou Walber.
Pela primeira vez, a UPF sediou o evento, que é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia possibilitando aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, preparando também para o mercado de trabalho. A Unisc (RS), carro 3, conquistou o primeiro lugar, seguido da equipe da Udesc (SC), carro 2, que ficou em segundo lugar. A SATC (SC), carro 7, conquistou o terceiro lugar e a UFSC (SC), carro 4, ficou em quarto lugar, seguida da UPF, carro 6, na quinta posição.
O vice-reitor Administrativo da UPF, Agenor Dias de Meira Júnior, e o diretor da Fear, Vagner Alves Guimarães, também prestigiaram o evento.
Sobre o projeto Baja
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e sua primeira competição ocorreu em 1976. No Brasil, a competição foi realizada pela primeira vez em 1995, e tornou-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de engenharia. O projeto Baja SAE é uma competição entre instituições de ensino superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação de um caso real.
O objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo recreativo, off-road, monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. O projeto do veículo deve obedecer ao regulamento disponibilizado pela SAE Brasil, o qual consta várias exigências e normas específicas para o projeto, como características de transmissão, suspensão, potência, segurança, entre outros.
Notícias relacionadas