Extensão

UPF em prol da doação de sangue

21/09/2020

16:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo

Campanha e concurso de poesias sobre doação de sangue é uma iniciativa da Instituição, do HSVP, da Academia Passo-Fundense de Letras, da 7ª Região Tradicionalista e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)

No Rio Grande do Sul, o mês de setembro é sempre marcado pelo cultivo da tradição gaúcha. E como forma de manter o tradicionalismo vivo, bem como praticar a solidariedade, o programa de extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a Academia Passo-Fundense de Letras, lançaram a campanha e o concurso de poesias “Gaúcho doador. Doe sangue, mostre teu valor”.
 
A iniciativa visa conscientizar e fidelizar membros de instituições e entidades a organizarem grupos e doarem sangue, por meio de agendamentos, no Serviço de Hemoterapia do HSVP, e também convida todos os gaúchos a praticarem o gesto da doação de sangue. Podem participar do concurso, que tem o envolvimento da 7ª Região Tradicionalista e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), frequentadores e adeptos da cultura gaúcha dos 42 municípios que integram a 7ª Região, onde há mais de 140 entidades (CTGs) e piquetes de laçadores.
 
As poesias devem abordar a temática da doação de sangue, com nuanças poéticas que caracterizam a produção literária do estado, tais como gauchesca, nativista, regionalista, tradicionalista, localista, telúrica e social.
 
O regulamento, que pode ser conferido AQUI, e o julgamento das poesias foi organizado pela Academia Passo-Fundense de Letras. Cada autor poderá inscrever, gratuitamente, um número ilimitado de poesias até o dia 16 de outubro. Os vencedores serão comunicados em 30 de outubro. Os melhores textos serão premiados em novembro e publicados em um livro.
 
Ainda, é possível às entidades participarem de um outro desafio, o Parceiro Amigo. A entidade que mais trouxer doadores até o Serviço ganhará o troféu Parceiro Amigo.
 
Live de lançamento
A campanha e o concurso foram lançados por meio de uma live na página da 7ª Região Tradicionalista no Facebook, que ocorreu no dia 17 de setembro e contou com a participação da professora da Faculdade de Medicina da UPF e responsável técnica pelo Serviço de Hemoterapia do HSVP, Me. Cristiane Rodrigues; da coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderléa Belegante Nervo; e da coordenadora de projetos da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilse Corteze. A mediação foi realizada pelo radialista Igor Gava. O conteúdo pode ser conferido AQUI.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do HSVP