Ensino

UPF é protagonista em um dos maiores eventos da Veterinária do Brasil

09/09/2019

09:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

De 10 a 13 de setembro, mesma semana na qual é comemorado o Dia do Médico-Veterinário – celebrado em 9 de setembro –, a Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Associação Brasileira e a Associação Gaúcha de Buiatria, realiza, na cidade de Passo Fundo, o XIII Congresso Brasileiro de Buiatria. O evento irá contemplar mais de 42 palestras. A Buiatria é um campo da medicina veterinária que estuda e trabalha especificamente com animais ruminantes, como é o caso de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos.

Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da UPF e atual presidente da Associação Brasileira de Buiatria, Dr.  Ricardo Zanella, é a primeira vez que está ocorrendo um congresso brasileiro de Medicina Veterinária em Passo Fundo, e, mais do que isso, é a primeira vez que esse evento acontece no interior do Rio Grande do Sul. Isto foi possível devido a dois grandes apoiadores, a prefeitura municipal de Passo Fundo e da Universidade de Passo Fundo.

A região de Passo Fundo abriga 60% da bacia leiteira do Rio Grande do Sul, consequentemente, a realização desse evento aqui é estratégica para a região, salienta o professor do curso de Medicina Veterinária e coordenador do Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle) da Universidade, Dr. Carlos Bondan. 
Bondan destaca a infraestrutura privilegiada de Passo Fundo, maior cidade do norte gaúcho, com mais de 200 mil pessoas, aeroporto, qualificada rede de hotelaria e de restaurantes, com destaque para a recém criada Estação Gastronômica da Gare. “Mas além disso a realização desse evento será possível principalmente pela maravilhosa infraestrutura da Universidade de Passo Fundo, que teve seus primeiros passos em 1950 e hoje é uma das mais importantes instituições comunitárias do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente com 58 cursos de graduação, 15 de mestrado e 8 de doutorado e com 62 cursos de especialização em andamento, já formamos mais de 80 mil profissionais desde sua criação”, reitera.

“A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) de Passo Fundo é destaque nas áreas das ciências agrárias, e, recentemente, durante a Expointer, recebeu, pelo 4ª ano consecutivo, o prêmio da revista A Granja de destaque em ensino. Dentre outros aspectos, isso se deve ao esforço do nosso corpo docente, que é composto por mestres e doutores com dedicação integral”, reforça o diretor da FAMV, prof. Dr. Eraldo Zanella. “A história do curso de Medicina Veterinária na UPF se iniciou em 1997 com a entrada da primeira turma e desde então já formamos mais de 1200 veterinários, que atuam nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária”, ressalta o diretor, destacando que o propósito inicial era criar um curso de excelência nas diversas áreas de ação do médico-veterinário, e após mais de 22 anos, a UPF e a FAMV se orgulham por colocar no mercado profissionais altamente capacitados.

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária conta com uma fazenda escola de 270 hectares, a qual dispõe de uma área para o desenvolvimento de atividades agrícolas e zootécnicas, espaço no qual, durante o Congresso de Buiatria, irão ocorrer minicursos para o desenvolvimento da parte prática de atualização dos veterinários de campo e treinamentos para os acadêmicos. “Estamos muito animados”, afirma o professor Zanella, tendo em vista que o Congresso receberá mais de 500 participantes, vindos de mais de 20 estados do Brasil. “Passo Fundo vai estar movimentada nesta semana”, celebra Zanella.