Pesquisa e Inovação

UPF e Ambev firmam parceria com foco em inovação

01/09/2021

14:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Convênio entre as instituições foi formalizado na terça-feira, 31 de agosto, no UPF Parque

A Universidade de Passo Fundo (UPF), maior instituição de ensino superior do Norte gaúcho, e a Ambev, maior cervejaria da América Latina, por meio da Maltaria Passo Fundo, firmam uma parceria inédita com o intuito de impulsionar a inovação em ambas as instituições. O acordo de cooperação foi formalizado na terça-feira, 31 de agosto, no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (UPF Parque).

O convênio tem como objetivo promover relações de colaboração de caráter técnico-científico para a realização de um trabalho conjunto, visando o desenvolvimento de projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, a UPF, com 53 anos de história e mais de 84 mil profissionais formados, com cursos em diversas áreas, sendo referência em educação superior, tem muito a contribuir para impulsionar a inovação nos mais diferentes setores.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destaca que a busca inicial por parte da empresa pelas pesquisas nas áreas de Agronomia, Bioexperimentação, Engenharia da Produção, Administração e Ciências da Computação já sinaliza o potencial desse trabalho conjunto. “Por um lado, uma empresa que busca, cada vez mais, alavancar a qualidade e a conquista de novos mercados e, por outro, a Universidade, que dispõe de conhecimento científico e de capacidade instalada, capazes de transformar ideias e desafios em geração de novas possibilidades e soluções. Certamente temos um campo aberto para o crescimento e a inovação mútuos. Ganha a empresa, ganha a vida acadêmica e ganha a sociedade”, afirma a reitora.

A parceria com a Ambev abrangerá projetos colaborativos de pesquisa e inovação, com vistas ao aprimoramento de vários aspectos relacionados à cadeia produtiva da empresa. “Essa parceria faz muito sentido, é um marco. Com certeza, teremos ideias inovadoras que vamos conseguir exportar para as maltarias que temos espalhadas pelo mundo. Queremos fazer um movimento de inovação em toda a cadeia, um movimento de transformação em toda a indústria nesta parte de inovação, desde a produção da cevada”, revela o gerente geral da Ambev, Luís Saccol, salientando que a Companhia tem muitos egressos da Universidade, o que já demonstra o grande potencial da Universidade, e que essa iniciativa se encaixa no projeto Maltaria do Futuro da Ambev, focado na capacitação das pessoas para a Indústria 4.0, com foco no desenvolvimento tecnológico.

A Ambev está presente em 19 países, com 32 Cervejarias e 2 Maltarias no Brasil, sendo uma em Passo Fundo, com 30 marcas de bebidas. “A Maltaria em Passo Fundo é uma planta referência mundial da Ambev. A partir do momento que algumas das atividades desta parceria com a UPF forem desenvolvidas aqui na Maltaria e o resultado for positivo, a empresa tem capacidade e know how de levar esse produto ou pesquisa para outras maltarias do mundo”, comenta o coordenador da Divisão de Pesquisa da UPF, Dr. Julcemar Zilli.

Também participaram do ato de formalização da parceria no UPF Parque o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé, a gestora do UPF Parque, Teofanes Foresti Girardi, os professores Dra. Anelise Rebelato (Feac), Dr. Carlos Holbig (Iceg), Dr. Charles Israel (Fear) e Dra. Nadia Lângaro (FAMV), bem como os representantes da Maltaria Ambev, Cristine Rodegheri (gerente de Gente e Performance), João Ayres (coordenador de Qualidade da Maltaria do Futuro) e Yuri Kurovski (coordenador de Automação da Maltaria do Futuro).