Universidade

UPF comemora 50 anos do Instituto de Ciências Exatas e Geociências

26/05/2020

14:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Instituto já formou mais de 2.800 profissionais nos cursos de graduação e pós-graduação

A inovação como ferramenta para a produção do conhecimento, fomento de novas tecnologias, produtos e serviços. É com essa base de nessa premissa que nasceu há 50 anos o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta terça-feira, dia 26 de maio de 2020, há exatos 50 anos era criado o Iceg pelo reitor Murilo Coutinho Annes. O decreto 66.631 do Ministério da Educação e Cultura assinado pelo presidente da república, general Emílio Garrastazu Médici, aprovou o Plano de Reestruturação da UPF que criou o Iceg.

As atividades iniciaram em dezembro de 1970, contando com o professor Luiz Eurico Spalding, como seu primeiro diretor. Spalding após terminar o bacharelado em Matemática (PUC/POA) iniciou a carreira de professor ministrando aulas nos cursos de Agronomia e Ciências Econômicas (Soc. Pró Universidade) e Pedagogia (Consórcio Católico). Ao retornar do Rio de Janeiro onde cursava mestrado (IMPA) com a UPF já fundada, fui empossado como diretor do Iceg, cargo que exerceu por 16 anos. “A construção do prédio foi uma das primeiras do Campus. Juntamente com os chefes dos departamentos informamos ao arquiteto as necessidades básicas, como laboratórios de Física e Química, salas de aula, banheiros, salas individuais para professores e secretaria. O projeto resultante era “babilônico”, com jardins internos, paredes de vidro, auditório, bares. Como vi que não seria aprovado, “recortei” o projeto resultando na atual edificação. Foi difícil convencer a reitoria da permanência das salas individuais, que mais tarde funcionaram como salas dos departamentos. Além de abrigar os cursos de Ciências, Geografia, Computação e mais tarde Matemática e Física, professores do ICEG ministravam disciplinas básicas em diversos cursos da Universidade”, contou Spalding que hoje está com 87 anos.

As atividades de ensino iniciaram em março do ano de 1971, com os cursos de licenciatura em Geografia, licenciatura em Ciências – Habilitação em Química, licenciatura Plena em Ciências, o departamento de Matemática, Física e Estatística, o departamento de Geociências e o departamento de Química.

De acordo com o atual diretor do Iceg, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, na sequência foram criados os cursos de licenciatura em Matemática, bacharelado em Ciência da Computação, bacharelado em Química, bacharelado em Geografia, tecnológico em Processamento de Dados (atual Análise e Desenvolvimento de Sistemas), licenciatura em Física, tecnológico em Sistemas para Internet, mestrado em Computação Aplicada, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, bacharelado em Engenharia de Computação e, mais recentemente, o doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

O prédio B2 foi o primeiro do Iceg, tendo sido inaugurado pelo governador do RS, José Augusto Amaral de Sousa. Já em 2005, devido ao crescimento do Instituto, o Iceg passou a ocupar parte do prédio B5, antiga Faculdade de Direito (FD). “Atualmente o corpo social do Iceg envolve, aproximadamente, 900 alunos, 62 professores e 15 colaboradores. Ao longo destes 50 anos, o Instituto tem honrado o compromisso com a formação de cidadãos que tem por missão atuar como agentes transformadores na sociedade. Nessa trajetória, já formou mais de 2.800 licenciados, bacharéis e tecnólogos e, atualmente, oferta oito cursos de graduação, quatro cursos de especialização e dois cursos de mestrado e um curso de doutorado”, destacou Darroz.

Missão de ensinar

A missão do Iceg tem sido de colaborar com a produção e a difusão do conhecimento nas áreas de ciências exatas e de geociências, oportunizando, para a comunidade regional, a excelência do ensino integrada à pesquisa com inovação e à extensão comunitária. “O Iceg tem como valores o compromisso com a qualidade acadêmica, a integração entre as áreas do conhecimento, o apoio à construção da cidadania e da autonomia do estudante, a colaboração com o desenvolvimento regional e a atualização constante perante os novos desafios da educação superior”, disse o coordenador Darroz.

Infraestrutura

O Iceg conta com mais de 30 laboratórios de ensino, pesquisa e inovação e aplica centenas de horas semanais em projetos de pesquisa e ações de extensão. A Unidade atua de forma integrada com o poder público municipal e estadual e com empresas públicas e privadas. Esse ambiente diferenciado, que integra várias áreas do conhecimento e proporciona inúmeras ações em parceria com empresas, escolas e demais setores da sociedade é o local onde os estudantes desenvolvem e aprimoram suas habilidades. Habilidades que os tornam profissionais diferenciados, sensíveis aos problemas da humanidade e dispostos a transformar o mundo. “Por meio de suas cinco áreas institucionais, o Iceg contribui com diversos cursos e unidades da Instituição. São os professores das áreas que desenvolvem as disciplinas voltadas à formação básica e humanística, indispensáveis para a qualificação e diferencial de nossos estudantes”, explicou Darroz.

Formação profissional

Segundo o professor Darroz, o Iceg acredita que uma universidade como a UPF deve investir na formação de professores. Sendo esta premissa que mantém os cursos de licenciatura em pleno funcionamento. “Os estudantes possuem uma formação sólida, vivenciando experiências nas escolas, por meio de diversas ações de extensão, bem como agregam conhecimentos práticos nos laboratórios de ensino e pesquisa que a Unidade dispõe. A formação de professores diferenciados tem sido uma marca para o Instituto, formando profissionais qualificados nas áreas de Geografia, Física, Matemática e Química, contribuindo com o desenvolvimento da educação em nossa região”, afirmou.

Além de formar professores qualificados, o Iceg promove formação na área de tecnologia e inovação. O curso de Ciência da Computação, criado em 1984, foi o primeiro curso a ser ofertado no interior do estado e já formou mais de mil bacharéis. O curso de Engenharia da Computação que possui uma estrutura curricular que estimula a inovação e a integração entre sistemas de computação e equipamentos eletrônicos. E o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui uma infraestrutura de ponta, com laboratórios atualizados e ambientes de ensino-aprendizagem diferenciados.

O Iceg também promove a formação continuada por meio dos cursos de especialização e MBA e dos cursos de mestrado em Computação Aplicada e Ensino de Ciências e Matemática, além do doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

Contribuindo com o desenvolvimento regional

No campo da inovação, o Iceg participou da articulação do Polo de Exportação de Software do Planalto Médio e do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio. Ambos os projetos tiveram forte impacto na sociedade, numa parceria que envolveu a universidade, o poder público e o setor privado.

As ações estão promovendo o desenvolvimento sustentável, atraindo investimentos e mudando a matriz produtiva local, tornando Passo Fundo uma referência estadual no âmbito de ciência e tecnologia. “Os resultados obtidos pelo Instituto ao longo destes 50 anos foram obtidos por meio da responsabilidade, da ética e do planejamento de seu corpo social. O Iceg sempre teve um corpo docente diferenciado e alinhado com a evolução da sociedade. Um corpo técnico-administrativo atencioso, zeloso e responsável. Assim como, seus estudantes sempre foram dedicados e comprometidos com a missão da Universidade. Assim é o Iceg, há 50 anos integrando áreas do conhecimento para transformar o ensino, a pesquisa e a extensão”, finalizou.

Confira os cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Iceg

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST) – Casca e Passo Fundo

Ciência da Computação (Bacharelado)

Engenharia de Computação

Física (Licenciatura)

Geografia (Licenciatura)

Matemática (Licenciatura)

Química (Bacharelado)

Química (Licenciatura)

Mestrado em Computação Aplicada

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Veja as áreas Institucionais do Iceg

Estatística

Física

Informática

Matemática e Desenho

Química