Ensino

Um espaço para vivenciar a cultura digital

26/04/2018

14:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

5º Seminário Nacional de Inclusão Digital terá espaço para quem quiser conhecer e experimentar o potencial das manifestações da cultura digital para a educação

“O coração do evento”. É assim que o coordenador da atividade, professor Adriano Canabarro Teixeira, define o Workshop de Cultura Digital na Educação, evento que integra a programação do 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), que será realizado em maio na Universidade de Passo Fundo (UPF). Em sua segunda edição, o Workshop funcionará nos três turnos e durante os três dias do Senid, com o objetivo de criar um espaço de experimentação das manifestações da cultura digital. Lá, o público poderá conhecer e experimentar rodadas de RPG, games, jogos de mesa, HQs, Mangás, Animes, Cosplay, além de outras manifestações dessa cultura. 

O principal objetivo, segundo o coordenador do Senid, é criar um espaço onde professores, pesquisadores, estudantes de graduação, mestrado ou doutorado possam experimentar e explorar o potencial das manifestações da cultura digital para a educação. “Queremos que o espaço seja amplamente utilizado não somente pelos participantes do evento, mas também e principalmente pela comunidade acadêmica como um todo”, explica Teixeira. Para isso, durante todo o evento, o público terá à sua disposição rodadas de RPG sistemáticas, consoles de game para que possam jogar e compreender o potencial desse recurso para a educação, assim como oficinas específicas de RPG e games na educação e de leitura digital. 

Cultura Digital
Tema desta edição do Senid, a cultura digital é, de acordo com Teixeira, a cultura da criação, da criatividade, da imaginação, do desafio, do compartilhamento e da geração de conteúdo. “Enquanto instituição de ensino superior, temos a obrigação de chamar essa discussão a fim de que possamos reconhecer, de uma vez por todas, que a cultura digital nos chama a ser mais do que temos sido e traz em si mesma inúmeros recursos que podem potencializar nossa função”, destaca o coordenador. 

Sobre o Senid
Promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) da UPF, o 5º Senid será realizado nos dias 7, 8 e 9 de maio, no Campus I da UPF. O evento terá como tema “Cultura digital na educação” e a programação desta edição inclui, além do Senid Junaj e do Senid Infano, workshops, conferências, mesas redondas, a I Etapa da 6ª olimpíada de Robótica Educativa Livre e o 2º Scratch Day UPF, e também oficinas, relatos experiência, lançamentos de livros e apresentação de artigo. 

Entre as atividades paralelas, o Senid terá ainda o III Seminário de Inovações Educacionais, o I Workshop de Cultura digital para área de TI, o I Workshop sobre Metodologias Ativas e o II  Encontro dos Grupos de Educadores Google do RS e o III  Encontro dos Núcleos de Tecnologia Educacionais do estado do RS. 

Uma das principais novidades nesta edição é a de que, pela primeira vez, todas as atividades realizadas durante os três dias de evento serão gratuitas e abertas à comunidade. Mesmo assim, o público que tiver interesse em obter certificado de participação e o material do evento deverá realizar a inscrição. Essa inscrição pode ser feita em diferentes modalidades, até o dia 30 de abril, pelo site upf.br/agenda, no link inscrições para eventos. A programação completa e todas as informações sobre o Seminário podem ser encontradas no site upf.br/senid.

 

INSCREVA-SE