Ensino

Trote do Bem marca ingresso dos calouros em curso de Medicina da UPF

18/10/2021

10:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF), da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF), realizou mais uma edição do tradicional Trote do Bem. A ação, promovida neste mês de outubro, levou os calouros do curso de Medicina para o setor de Recreação da Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), onde as crianças em tratamento quimioterápico rasparam os cabelos dos meninos e cortaram os das meninas. O material será destinado para a confecção de perucas.

Realizado desde 2018, o Trote do Bem objetiva propiciar o primeiro contato do acadêmico com o hospital por meio de uma atividade que demanda grande empatia. Dessa vez, a ação ocorreu de forma restrita devido a pandemia da Covid-19, com a participação de apenas cinco estudantes, e seguiu todos os protocolos de higiene e segurança.

Micael Guzzon foi um desses alunos que esteve presente no Trote. A atividade, para ele, foi uma maneira inesquecível de começar a jornada da Faculdade de Medicina. “Em uma única tarde, consegui arrancar sorrisos, brincar e me doar para as crianças da oncologia pediátrica do HSVP. Momentos esses que já me servem como inspiração de vida, afinal, mesmo em meio a tantas dificuldades, pudemos nos divertir muito e dar boas gargalhadas. Ainda por cima, com essa ação memorável, ganhei como retribuição a certeza da minha escolha de profissão”, relata.

Segundo a presidente da Atlética, Julia Gava, já no primeiro dia de aula a turma de calouros é levada para o hospital para participar do Trote do Bem. “Todo estudante que participa nos dá um feedback de muita alegria. O aluno tem seu primeiro contato com o ambiente em que vai passar boa parte dos próximos anos, mas com uma visão e experiência totalmente diferente. Torna o ingresso ao mundo acadêmico ainda mais especial, e dá a oportunidade de realizar uma boa ação logo nos primeiros dias da faculdade. Também é um momento especial pro paciente oncológico, que perdeu seus cabelos para o tratamento e no dia do Trote pode ver outros jovens se solidarizando”, comenta.