Solidariedade que aquece: voluntárias do Creati UPF entregam mais de 150 peças de tricô a instituições de Passo Fundo
21/05/2025
14:02
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Lima
Agasalhos como toucas, mantas, coletes e cachecóis foram confeccionados por mulheres que participam do Programa de Ação Social e Educativa do Creati
É no entrelaçar das agulhas de tricô que voluntárias do Programa de Ação Social e Educativa do Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Pasec/Creati/UPF) transformam novelos de lã em gestos de solidariedade. Nessa terça-feira, 20 de maio, o grupo realizou a entrega de mais de 150 peças de roupas e agasalhos, como meias, toucas, mantas, cachecóis e coletes, que foram confeccionados nos últimos meses. As doações foram destinadas a entidades assistenciais de Passo Fundo, incluindo casas de acolhimento e instituições que atendem idosos.


que participa do grupo há mais de 20 anos
As peças são fruto do trabalho voluntário de mulheres que, semanalmente, dedicam seu tempo para confeccionar itens que aquecem quem mais precisa. Uma das voluntárias é a aluna do Creati, Neiva Laimer Loss, que participa do grupo desde a fundação, em 2004. “O Pasec é um grupo maravilhoso, a gente faz este trabalho com amor e por amor. Eu sempre trabalhei como professora e nunca tinha tricotado, foi aqui que aprendi, há mais de 20 anos, e continuo sempre aprendendo. Este ano, comecei a fazer um novo modelo de meia, é muito bom, gosto de fazer e ajudar”, diz ela.
A coordenadora e uma das fundadoras do programa, Ana Lucia Strapasson Faccio, relembra como o trabalho coletivo começou e se transformou com o tempo. “Quando cheguei ao Creati, cada turma fazia doação de alimentos e também de lã, que eram repassadas para a produção das peças. Em 2004, me convidaram para coordenar o grupo de voluntárias e foi aí que decidimos começar a tricotar nós mesmas. A sala ficava cheia, era quase uma terapia, tinha lanche, conversa e muita troca de experiências. Com a pandemia, tivemos que interromper o trabalho por um tempo, mas desde agosto do ano passado conseguimos retomar, e agora muitas voluntárias seguem participando dos encontros ou produzindo as peças em casa”, comenta a coordenadora.
Uma das entidades beneficiadas com as peças foi a Casa Bela Residencial Geriátrico, de Passo Fundo, que atende cerca de 30 idosos. Segundo a assistente social, Gabriele França Rodrigues, a maioria é encaminhada por meio de secretarias de assistência social de Passo Fundo e municípios da região. “As doações do Pasec em forma de touquinha, meia e casaco vai aquecer o corpo dos nossos vovôs e vovós e também o coração deles, porque a gente sabe que em cada peça dessas vai muito amor, carinho e dedicação”, destacou.
Como você pode ajudar?
Quem quiser colaborar com o trabalho do Pasec pode contribuir de duas formas: doando novelos de lã ou participando dos encontros presenciais, que acontecem às terças-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, no Prédio B3, Campus I da UPF. Mais informações podem ser obtidas pelo fone/WhatsApp (54) 98432-7166.
Notícias relacionadas