Ensino

Sétima edição do projeto Música Autoral UPF apresenta artistas passo-fundenses

17/11/2022

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo, o projeto produziu conteúdos multimídia de três compositores locais

Produzida pelos acadêmicos do 9º nível do curso de Jornalismo do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (IHCEC/UPF), a sétima edição do projeto Música Autoral, intitulada “A volta dos que não foram”, apresentará na segunda-feira, 21 de novembro, no átrio do prédio D2, localizado no Campus I em Passo Fundo, os vídeos dos músicos selecionados nesta temporada.

Em andamento desde setembro, o Música Autoral resgatou três inscrições de processos anteriores - ação que motivou o nome da edição -, e que, além da gravação do vídeo com música de autoria própria, participaram de ensaio fotográfico, entrevistas e gravação de podcasts. O trabalho de  Ana Zordan, Ravi Moore e Seu Duarte já está disponível nas plataformas digitais do Projeto.

Elison Duarte, ou Seu Duarte, diz que ficou surpreso com o contato do projeto. “Eu me inscrevi em 2020, e fiquei surpreso quando me chamaram. Tinha acabado de compor uma música e topei na hora”, conta. Voz, violão e violino, a cantora e compositora Ana Zordan também destacou a importância do projeto e ressaltou que irá lembrar da sua participação com muito carinho. “É bonito, bem feito. Uma oportunidade única para os artistas e também para valorizar os compositores”, aponta a jovem. Já o músico solo, Ravi Moore demonstrou a felicidade de ser um dos escolhidos. “Só acreditei quando cheguei para tirar as fotos. Participar do podcast também foi ótimo. Adorei participar”, finaliza. 

O projeto faz parte da disciplina Laboratório de Convergência - Transmídia, que esse semestre foi ministrada pela professora Nadja Hartmann. Para ela, o Música Autoral cumpre dois papéis fundamentais. “O objetivo principal do projeto é proporcionar aos estudantes a experiência de trabalhar uma produção cultural no aspecto transmídia, com diferentes conteúdos adaptados a cada plataforma e suas peculiaridades. Porém, a atividade também cumpre o importante papel de divulgar músicos autorais de Passo Fundo e região, que nem sempre tem condições de gravar um vídeo, por exemplo”, salienta a docente.

Além dos estudantes da disciplina e do apoio técnico dos funcionários do Laboratório Tecnologias Audiovisuais da UPF, a produção dos vídeos ainda contou com o trabalho do acadêmico do curso de Música, Denison de Souza Stoelben, que ficou responsável pela edição sonora.  Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Música Autoral e em todas as plataformas digitais do Projeto que conta com o apoio do curso de Música da UPF e da Rádio UPF.