Geral

Seminário na UPF debate a cultura

03/08/2022

10:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontro IOV de Educação e Identidade integra programação do XV Festival Internacional de Folclore

A celebração da cultura é destaque no mês de agosto com a realização do XV Festival Internacional de Folclore. O evento, que ocorre de 4 a 12 de agosto, movimentará Passo Fundo com uma programação repleta de atrações. Uma das atividades é o “Seminário Encontro IOV de Educação e Identidade”, que acontece na Universidade de Passo Fundo (UPF), nos dias 8 e 9/8, no auditório do Instituto de Tecnologia (ITEC), prédio B5.

Destinado para professores, coreógrafos, bailarinos e demais interessados, o Seminário reúne uma série de palestras. As artes populares, além da memória e o patrimônio cultural estão entre os temas que serão trabalhados no decorrer dos dois dias de evento. O credenciamento dos participantes está marcado para as 19h da segunda-feira (8). Logo após, às 19h30min, haverá a mesa de abertura “Apresentação da importância do Encontro e apontamentos iniciais dos Objetivos (IOV/UPF/Secretaria de Educação). 

De acordo com o coordenador de apoio do Seminário, professor Me. Gustavo Maias, o Festival Internacional de Folclore sempre foi um espaço de espetáculos artísticos, com o foco principal para a dança, pórem, neste ano, discussões sobre temáticas importantes também serão realizadas. “Nesta edição, a questão acadêmica, os debates e palestras querem inserir também o conhecimento de ações educacionais que estão sendo promovidas em vários lugares, com a possibilidade de trocas e conhecimentos”, afirma.

As palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na hora. Será fornecido atestado de participação. O Seminário é realizado pela UPF, Prefeitura de Passo Fundo e Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), que tem como missão preservar e promover as formas de arte popular e cultura folclórica, além dos elementos do patrimônio cultural, estudando e divulgando a ciência do folclore.

Mais informações sobre o XV Festival Internacional de Folclore estão disponíveis AQUI.