Extensão

Semana do Coração tem ação especial no bairro Jerônimo Coelho

22/09/2016

15:02

Por: Assessoria de Imprensa

Espaço de saúde será realizado pela Residência Multiprofissional em Cardiologia da UPF na Unidade Básica de Saúde do bairro na próxima terça-feira, dia 27

As doenças cardiovasculares acometem cerca de 17,1 milhões de brasileiros anualmente, dentre esses, 300 mil mortes são decorrentes dessas patologias, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas. Diante dessa problemática, o dia 29 de setembro tornou-se mundialmente conhecido como “Dia do Coração”, e atividades alusivas a essa temática destinam-se a um olhar diferenciado da saúde pública para o indivíduo. A data alerta para a prevenção de agravos e a instalação de cardiopatias, e as ações desenvolvidas visam à melhor qualidade de vida do sujeito e da comunidade em geral.

Para marcar a Semana do Coração, a Residência Multiprofissional em Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza uma feira de saúde na Unidade Básica de Saúde Jerônimo Coelho. As atividades serão realizadas na terça-feira, dia 27 de setembro, das 9h às 16h. Na oportunidade, serão realizadas diferentes ações, tais como aferição de pressão arterial, medida de glicemia capilar (HGT), teste de caminhada de 6 minutos para avaliar a capacidade funcional do indivíduo, medida de peso e altura, avaliação do Índice de Massa Corporal e repasse de orientações nutricionais, compreendendo anamnese e orientações de equipe multiprofissional. Estarão atendendo na atividade residentes em Cardiologia, entre eles enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Para a coordenadora da Residência Multiprofissional, professora Sandra Vanini, a participação da comunidade neste momento é de grande importância, visto que a prevenção ainda é a melhor ferramenta contra as morbidades e incapacidades que as doenças cardiovasculares acarretam atualmente. “Para ter uma continuidade do cuidado multiprofissional à saúde, planejamos que todos os atendimentos agendados nas terças-feiras sejam destinados a pacientes cardiopatas e que requeiram acompanhamento de equipe multiprofissional”, destaca a professora.