Ensino

Retorno às aulas presenciais UPF: reencontros, readaptações e muita energia

13/09/2021

15:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Cursos de graduação da área da Saúde foram os primeiros a retornar à modalidade presencial na UPF nesta segunda-feira, 13 de setembro

Um campus com 400 hectares de área total, acostumado a receber milhares de estudantes todos os dias, de uma hora para outra, ficou vazio. No dia 16 de março de 2020, a Universidade de Passo Fundo (UPF), maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul, anunciou a suspensão das aulas presenciais em função da pandemia de Coronavírus. A princípio seria apenas por alguns dias, mas a pandemia não terminou nas semanas seguintes e ainda persiste nos dias de hoje. Nesta segunda-feira, 13 de setembro de 2021, um ano e seis meses depois, com grande parte da população vacinada, os estudantes dos cursos da área da Saúde da Universidade foram os primeiros a voltar à rotina presencial no Campus I e revelam o sentimento e a expectativa de estar de volta.

Foram e são tempos difíceis, sem abraços e apertos de mãos, onde o distanciamento social passou a ser a palavra de ordem. Máscara e álcool gel viraram rotina. Junto a tudo isso vieram as transformações e adaptações também no ensino. Assim iniciou-se uma nova era por meio do ensino remoto, que veio para ficar e mostrar a força da tecnologia e das inovações. No entanto, a presencialidade é indispensável no processo de aprendizagem e precisava voltar.

“É uma satisfação enorme voltar às aulas presenciais depois de tanto tempo. Já estávamos fazendo as práticas de forma presencial. Mas com o retorno das atividades presenciais em sua totalidade conseguimos aproveitar e ter uma aprendizagem muito melhor do conteúdo”, comenta o acadêmico do curso de Educação Física, Gustavo Schuster.

Bianca Rocha Reolão, acadêmica do curso de Odontologia, entrou na Faculdade e, em seguida, veio a pandemia.

“Desde o começo da Faculdade, só tive um mês de aulas presenciais. Depois veio a pandemia e não tivemos mais muito contato. Estou muito feliz com a volta às aulas presenciais, porque a gente consegue ter mais contato com os professores e colegas, me sinto mais à vontade em perguntar em sala de aula, porque on-line é mais difícil, né. Espero que seja uma ótima experiência”, observa a estudante.

Foi um período necessário, mas na opinião da acadêmica do curso de Fisioterapia, Larissa Tumelero Lombardi, a presença física é insubstituível. E o campus, aos poucos, recebe a energia dos estudantes novamente.

“Eu estou muito animada, queria muito voltar. Senti falta do campus, da energia das pessoas, das minhas amigas. Aprendemos um novo jeito de ver a vida, mas estava na hora de voltar. A gente precisava retornar ao nosso campus, ao nosso prédio, as nossas origens. O nosso curso é humano, é de estar próximo, é de tocar. Claro que com todos os cuidados, mas precisamos voltar. Nada melhor do que estar aqui aprendendo com os colegas e convivendo com as pessoas”, afirma Larissa.

Para o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, esse momento é muito especial para a Instituição, que se preparou para proporcionar um ambiente seguro à comunidade acadêmica.

“Estamos muito felizes em receber novamente os nossos acadêmicos de forma presencial e, em breve, esperamos que os estudantes dos demais cursos de graduação também possam retornar. Todo este processo está sendo feito de forma gradual, com todo o planejamento necessário para oferecer um ambiente seguro a todos, respeitando todas as medidas de prevenção e controle para mitigar a disseminação da Covid-19”, destaca o vice-reitor.

Mais de 10 cursos da área da saúde retornaram às atividades presenciais
Retornaram à modalidade presencial neste dia 13 de setembro os cursos de Ciências Biológicas (B), Educação Física (B), Enfermagem (B), Estética e Cosmética (CST), Farmácia (B), Fisioterapia (B), Fonoaudiologia (B), Medicina (B), Medicina Veterinária (B), Nutrição (B), Odontologia (B), Psicologia (B) e Serviço Social (B). 

A decisão considerou, entre outros fatores, a situação de pandemia da Covid-19 no país, no estado e na região; o avanço no calendário de vacinação na cidade de Passo Fundo e no entorno; as orientações dos órgãos nacionais, estaduais e municipais, além dos regramentos institucionais; e as características do processo formativo dos cursos da área da Saúde, com disciplinas e atividades práticas já em desenvolvimento presencial, em decorrência do modelo híbrido adotado na Instituição.

A manutenção das medidas de prevenção e demais orientações podem ser acessadas no site: www.upf.br/coronavirus.

- Acesse a instrução normativa completa de retorno às aulas AQUI.