Ensino

Projeto Coordenação Local de Estágios e Vivências recebe acadêmica de universidade da Bahia

23/05/2019

15:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Vitória Regina Nunes Maia realizou estágio na área de Medicina de Família e Comunidade

Os acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) implementaram o projeto Coordenação Local de Estágios e Vivências (Clev), o qual se caracteriza por ser um espaço para intercâmbios, estágios e troca de vivências entre alunos de universidades brasileiras. A experiência foi vivenciada pela estudante Vitória Regina Nunes Maia, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que, durante o mês de março, realizou o seu estágio na área de Medicina de Família e Comunidade.

Durante sua estada em passo Fundo, Vitória ficou hospedada na casa da acadêmica Paola Nogueira, do V nível do curso de Medicina da UPF. "O meu estágio em Medicina de Família e Comunidade foi uma experiência extremamente enriquecedora, principalmente em relação ao aprendizado obtido. Pude acompanhar atendimentos na unidade básica de saúde, participar de discussões de casos, além de muitas outras atividades que, com certeza, aumentaram meu conhecimento clínico”, conta.

Vitória também comenta que a professora Me. Thais Caroline Fin foi acolhedora e a acompanhou nas ações do estágio. “Além disso, tive a oportunidade de conhecer a Faculdade de Medicina de Passo Fundo, a qual tem uma ótima estrutura, participar de palestras e também de um simpósio acadêmico promovido pela Liga Acadêmica de Medicina de Família da UPF. Fui muito bem recebida pelos estudantes da Clev, pelas minhas anfitriãs maravilhosas e por todos que contribuíram para que esse estágio fosse possível. Recomendo muito aos alunos, pois é uma experiência ótima e vale muito a pena”, finaliza.

O Clev
A implementação do projeto Coordenação Local de Estágios e Vivências (Clev) se deu a partir de uma conversa com membros da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), entidade que representa oficialmente todos os acadêmicos de Medicina do Brasil. Na oportunidade, sabendo mais sobre a Coordenação de Estágios e Vivências (CEV), surgiu uma movimentação, por parte do Diretório Acadêmico Doutor Sabino Arias (DADSA), para desenvolver a iniciativa em nível local, na UPF.

O projeto conta com uma equipe responsável por organizar todos os processos que envolvem o recebimento e o encaminhamento de alunos para estágios/intercâmbios. A coordenação geral do Clev está sob a responsabilidade da estudante Amanda Justi.