Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Passo Fundo, o Dr. Cláudio Dalbosco esteve em recente visita acadêmica à Colômbia. Na oportunidade, ele ministrou conferências e seminários e também participou de encontros para estreitar as relações entre a UPF e as duas universidades colombianas, UPTC e UPN. As atividades ocorreram de 5 a 20 de outubro.
Durante a visita *na UPTC*, o professor proferiu duas conferências e ministrou o seminário "Pensamento Pedagógico Latinoamericano", com foco temático em "Pedagogia do diálogo e formação humana". Participaram do encontro 18 doutorandos da primeira turma do Doutorado em Pedagogia e Didática da referida universidade.
Conforme Dalbosco, em Tunja, localizada no Departamento de Boyacá, foi possível visitar o Museu Arqueológico de Preservação da Cultura Muisca e o Museu Comunitário "El Fosil", espaços que preservam aspectos da pré-história e da história colombiana pré-colonização espanhola. Na Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá, Dalbosco proferiu a conferência inaugural intitulada "Crise na educação e pedagogia formativa", na "VIII Semana de la Pedagogía y IV Semana Internacional de la Pedagogía". Também participou do painel alusivo aos 40 anos da morte do pensador francês Michel Foucault.
De acordo com o professor, as ações também tiveram o propósito de firmar convênios de mútua cooperação internacional entre a UPF e as duas universidades colombianas, com o objetivo de possibilitar a mobilidade docente e discente entre as instituições, sobretudo, no âmbito do doutoramento de estudantes em educação.