Universidade

Presença UPF ocorre entre os dias 12 e 14 de fevereiro

05/02/2020

13:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Evento marca o início do ano letivo com a tradicional Aula Magna e atividades com foco nas relações ensino-aprendizagem e inovações metodológicas

Um momento intensivo e coletivo é a proposta do Presença UPF, evento que marca o início do ano letivo de 2020 na Universidade de Passo Fundo (UPF). Além da tradicional Aula Magna, o evento deste ano oferecerá um espaço de discussão, interação e proposição de soluções pedagógicas para os professores. As ações ocorrem entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em uma promoção da Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), por meio do Núcleo de Atualização Pedagógica (NAP).

A programação inicia na noite do dia 12, com a Aula Magna com o professor Dr. Messias Borges Silva, que abordará o tema “Experiências universitárias transformadoras”. O professor é doutor em Engenharia Química e docente na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui parcerias com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e com a Harvard University - onde atua como visiting scientist - nos Estados Unidos. Também atua como consultor de empresas e é acadêmico da Academia Brasileira de Qualidade (ABQ). 

Ainda na primeira noite, será apresentado o Programa de Formação Docente, com as atividades previstas para o ano de 2020, incluindo as orientações para o desafio do segundo dia do Presença UPF, que contará com uma programação que contempla os turnos da manhã e da tarde, com foco nas relações ensino-aprendizagem e inovações metodológicas. 

Para encerrar, no dia 14, serão realizados trabalhos em grupos sobre currículos e reformas curriculares, para os quais todos os professores estão convocados, sendo facultada a participação para aqueles que estiverem em licença remunerada.