Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática prepara professores para docência em diferentes níveis

29/10/2021

08:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Instituição inscreve para os cursos de Mestrado e Doutorado na área

Muito mais do que transmitir conhecimento, a educação é capaz de formar cidadãos e transformar vidas. Sabendo do real significado disso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), que está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado, modalidade profissional.

Com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar a pesquisa à prática docente, o PPGECM tem caráter de preparação para o magistério nos diferentes graus de escolaridade: ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Além disso, os cursos de Mestrado e Doutorado propõem desenvolver ações metodológicas que perpassem as fundamentações científicas, epistemológicas e pedagógicas, e aplicar novas tecnologias de informação, comunicação e interação, produzindo, ainda, materiais didáticos e experimentais voltados à educação básica.

Qualificando a educação
Egresso do curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Luis Duarte Vieira relata que o Programa contribuiu com a sua atuação profissional através da formação teórica e metodológica e dos produtos educacionais. “Ao cursar o PPGECM, conheci diferentes teorias de aprendizagem e metodologias. E ao voltar para a sala de aula, depois de cada aula, busquei aplicar o que havia estudado. Ou seja, o que eu estudava, em certa medida, se tornava uma prática minha”, disse, complementando que teve a oportunidade de conhecer diversos produtos educacionais. “Isso me permitiu conhecer uma gama grande de possibilidades para usar em sala de aula. E as usei”, afirma. 
 
Vieira atualmente é técnico da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, onde atua na equipe da Gerência de Ensino Médio e Educação Profissional. Ele, que também já trabalhou como professor de Matemática e coordenador da Escola Polo do curso de Magistério na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina, destaca que o PPGECM possibilita a conjunção entre teoria e prática, tanto pelas aulas e pela estrutura do curso, quanto pela produção de produtos educacionais. “De fato, o PPGECM altera a prática em sala de aula. E assim qualifica a educação básica", finaliza.

Inscreva-se no PPGECM/UPF
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF é destinado a graduados, no caso do Mestrado, e mestres, no caso do Doutorado, que atuem ou estejam com perspectivas de atuar como professores nas áreas de Ciências, Química, Física, Biologia, Geografia, Pedagogia, Matemática, Engenharia e afins. As inscrições para os cursos estão abertas até o dia 25 de janeiro de 2022. São oferecidas 16 vagas para o Mestrado e 16 para o Doutorado.

Mais informações podem ser encontradas neste link.