Pesquisa e Inovação

Pesquisa sobre lesões por pressão precisa de voluntários

10/11/2022

15:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

As lesões por pressão são feridas que acometem principalmente pacientes acamados, nas regiões de proeminências ósseas e são um problema de saúde pública. Atualmente, sabe-se que o microclima da pele é um dos fatores que pode estar relacionado ao desenvolvimento dessas lesões. Buscando analisar esse fator, uma equipe da UPF desenvolve uma pesquisa junto ao Centro de Simulação Realística (CSR). Para dar andamento aos trabalhos, o grupo está recrutando voluntários para participar do estudo. Quem tem interesse pode entrar em contato pelo Whatsapp (54) 99714-4224.

De acordo com a professora Thais Dresch Eberhardt, o microclima da pele pode ser definido como a relação entre a temperatura e umidade da superfície da pele. Ela lembra que, apesar desse conceito ser bem definido, não se sabe quais são os valores normais de temperatura e de umidade da pele. “Por isso, a pesquisa que estamos desenvolvendo, busca avaliar o efeito da aplicação de pressão no microclima (temperatura e umidade) da pele em áreas de proeminências ósseas em adultos saudáveis”, explica.

Para a sua realização, a equipe utiliza uma sala no Centro de Simulação Realística e, neste momento, convida adultos saudáveis (que não tenham nenhuma doença que afeta a circulação ou a pele) para participarem da pesquisa.

A participação consiste em deitar em uma maca no CSR por 45 minutos. “Durante esse período, medimos a temperatura e a umidade de algumas áreas de proeminências ósseas”, relata.