Esportes

O futsal como uma importante área profissional

06/12/2019

10:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Formagini e Arquivo pessoal

Egressos da UPF se destacam por trabalho desenvolvido em equipes da modalidade

O incentivo ao esporte e à prática esportiva é uma das ações da Universidade de Passo Fundo (UPF). Seja por meio do apoio a atletas e equipes do município e da região ou por intermédio dos cursos de graduação que têm disciplinas específicas, a Instituição sempre esteve atenta a essa área de atuação, que se destaca por ter egressos que atuam diretamente nas mais diferentes modalidades, dentre elas o futsal gaúcho.

Um desses profissionais é o preparador físico da AMF/DalPonte Ricardo da Silva Vilasbôas. Formado no curso de Educação Física, licenciatura e bacharelado, ele trabalha no clube desde 2017. “Em 2016, realizei o último estágio profissional do curso de bacharelado na equipe, o que ajudou a abrir as portas para o ano seguinte”, comenta, mencionando que a área de atuação da preparação física envolve inúmeras funções, como planejamento, controles, monitoramentos, prescrições, entre outras, além do auxílio nas tarefas diárias do time.

Ricardo da Silva Vilasbôas é o preparador físico da AMF/DalPonte

Segundo o preparador, a UPF foi fundamental em sua carreira. “Além de toda formação e base profissional, que envolve todas as disciplinas, pude vivenciar diversas experiências dentro da área, convivi com os professores e colegas. Sem dúvida nenhuma, a Universidade contribui muito para o desenvolvimento do acadêmico que está na sala de aula. Sou grato e tenho o maior respeito e admiração por todos os docentes do curso, mas em especial pela professora Marilise Brockstedt Lech na licenciatura, por estar sempre nos motivando e instigando a evoluir, e pelo professor Ben Hur Soares no bacharelado, por ter dado a chance da minha primeira oportunidade profissional no meio, mantendo uma grande amizade desde o tempo de graduação”, relata Vilasbôas.

Outro profissional que trabalha com futsal é Clóvis Kümpel. Com uma vasta carreira na modalidade, Javali, como é conhecido, foi técnico da equipe do XV de Novembro de Vila Maria em 2019 e ajudou o grupo a conquistar uma vaga para a Liga Gaúcha 2 de 2020. Egresso da turma de 1991 do curso de Educação Física em licenciatura e bacharelado, ele ressalta a importância da UPF em sua formação através das lembranças vividas na época. “Naquele tempo, nós evoluímos junto com a Universidade”, relembra.

Javali ajudou o XV de Novembro de Vila Maria no acesso à Liga Gaúcha 2 

Disciplinas do curso de Educação Física aproximam acadêmicos da área esportiva 
O curso de Educação Física da UPF tem em sua grade curricular disciplinas ligadas ao esporte. O professor Me. Ben Hur Soares cita como exemplo aquelas relacionadas ao futebol e ao futsal. “Há a disciplina de Fundamentos do futebol e futsal, que trata de toda a parte formativa do estudante, desde o primeiro contato com a modalidade, os fundamentos e as regras, e a atuação em todas as etapas da vida dele e do atleta. Também tem a disciplina Prática profissional de futebol e futsal, na qual são abordados os aspectos táticos de jogo (sistemas, variações, movimentações, padrões de jogo e jogadas ensaiadas), e os aspectos físicos (referentes à preparação física dos esportistas, como monitorar, avaliar, prescrever e dosar)”, conta.

Vestibular Complementar de Verão
Ficou interessado nas atividades que o curso de Educação Física desenvolve na área esportiva? Então se inscreva para o Vestibular Complementar de Verão da UPF, que oferece, além dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, outras opções de formação em diversas áreas do conhecimento, no Campus I e na estrutura multicampi.

As inscrições podem ser feitas no site vestibular.upf.br até 12 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 40,00. A seleção dos candidatos será realizada com prova única de redação ou por meio da utilização da nota obtida na redação do Enem. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar qual a opção desejada. Caso opte por fazer a prova de redação no Campus I, em Passo Fundo, ele poderá escolher, também no momento da inscrição, uma das três datas: 19 de dezembro, 16 de janeiro de 2020 ou 13 de fevereiro de 2020. 

Já na estrutura multicampi, a prova de redação poderá ser realizada nos dias 12 de dezembro, 9 de janeiro, 16 de janeiro, 23 de janeiro, 30 de janeiro, 6 de fevereiro e 13 de fevereiro de 2020. O candidato também necessita indicar a data escolhida no momento da inscrição.

Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico do Vestibular Complementar.