Extensão

“O Acampamento tem como objetivo tratar pessoas com diabetes, e não diabetes nas pessoas”

11/11/2022

18:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Acampamento da Criança com Diabetes chega à sua nona edição levando cuidado e diversão a crianças e familiares

O Acampamento da Criança com Diabetes chega à sua nona edição e reúne, até o próximo domingo, 13 de novembro, crianças e familiares que convivem com a doença. Organizado em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Distrito Lions LD-7, a atividade faz parte do Projeto de Permanente Cuidado a Crianças com Diabetes, vinculado à extensão da UPF, e celebra o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. Conhecimento, diversão e cuidado fazem parte da programação.

A iniciativa é a finalização de um trabalho que se estende durante todo o ano. Pais, crianças, médicos, professores e estudantes da Instituição, promovem encontros para abordar o tema e conversar sobre as dificuldades enfrentadas e as maneiras de conviver com a doença. Durante a abertura oficial do encontro, realizado na noite de quinta-feira (10/11), o diretor do Instituto da Saúde, o professor Fabiano Chiesa enfatizou a importância do projeto para a educação e saúde das crianças e dos pais que acompanham o que ele classificou como um movimento incessante de promover qualidade de vida.
A coordenação do acampamento é dividida entre os professores Fernanda Ceolin e Tiago Fritzen. Para ela, o acampamento é um momento de partilha, de dizer “eu sei o que você está sentindo, eu te compreendo”, além de ser um momento de fortalecimento das redes de relacionamento e partilha de conhecimento. Já o professor destacou que o Acampamento tem como principal objetivo tratar pessoas com diabetes, e não diabetes nas pessoas. “Isso faz toda a diferença, porque todas as vezes que vocês pensarem em resumir o filho de vocês a uma doença, vocês afastarão ele de vocês, e não o trarão para perto”, pontuou ele que é endocrinologista e acompanha várias crianças desde 2013  e vê de perto como elas evoluíram.

Presente no evento, a governadora do Distrito Lions LD-7, Aurora Brustolin, desejou aos participantes que pudessem aproveitar as orientações e o lazer proporcionado pelas atividades realizadas durante esses quatro dias. 

O presidente do Hospital São Vicente de Paulo José Miguel Rodrigues da Silva enfatizou que o HSVP se sente honrado em apoiar mais uma edição do evento, afinal a Instituição exerce uma função curativa junto à sociedade. “No Hospital São Vicente, a cada ano, cerca de 30 mil pessoas são internadas. Deste número mais de 10% dos pacientes têm como diagnóstico as doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortes no Brasil e que têm o Diabetes como principal fator de risco. Então, este trabalho maravilhoso realizado pelo acampamento é muito benéfico para o futuro das nossas crianças e adolescentes”, destacou.


Voluntariado cheio de aprendizado
Giovana Scussel tem 17 anos e durante quatro acompanhou o irmão durante o Acampamento. Ela lembra que eles só pararam de participar quando o irmão atingiu a idade limite para o projeto. Agora acadêmica de Medicina, ela não pensou duas vezes em se inscrever para atuar como voluntária e retribuir todos os aprendizados e vivências que teve junto aos participantes. “É muito gratificante poder ajudar as crianças, ver como elas chegam animadas, querendo aprender, querendo conviver com as pessoas que entendem elas, que têm as mesmas frustrações”, comenta, pontuando que antes de participar, o irmão não conhecia ninguém que tinha diabetes, ninguém fazia insulina, que precisava cuidar com os doces e contar carboidratos, então, assim ele viu que ele era normal.

Camila Machado da Silva é médica veterinária e mãe da Maria Clara da Silva Liechoscki, de 7 anos. De Porto Alegre, ela conheceu o Acampamento em 2019, mas a filha ainda não tinha idade para participar. Depois, em função da pandemia, não foi possível e, por isso, fez questão de se inscrever para a edição de 2022. “Eu acho muito legal a ideia de ter eles reunidos, porque às vezes não tem outras pessoas. A Maria foi para o primeiro ano agora e ela é a única diabética da escola que tem primeiro e segundo grau. Na escolinha infantil que ela passou 5 anos também. Todo mundo ajuda a cuidar, as amiguinhas brincam disso, mas ver outras crianças diabéticas, jovens, médicos, é muito legal para ela. Quando vemos alguém na rua com o sensor ela sempre fica impressionada”, comenta. 

A programação do Acampamento da Criança com Diabetes segue até este domingo, dia 13 de novembro.