Fundação UPF

Novidade na Campanha Encorajar 2024: desafio estimulará ainda mais o cuidado com a saúde

08/01/2024

09:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

No decorrer do ano, professores, funcionários e estagiários remunerados da UPF serão estimulados pela Divisão de Gestão de Pessoas a participar de várias atividades que valerão pontos

Iniciativa da Divisão de Gestão de Pessoas (DGP), a Campanha Encorajar incentiva a promoção e a prevenção da saúde entre os professores, funcionários e estagiários remunerados da Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio de diversas atividades, como, por exemplo, o Dia D. Com base em 12 tonalidades de cores ligadas aos 12 meses do ano, são abordadas temáticas que visam o cuidado e o bem-estar da comunidade interna da Instituição. E neste novo ano, a Campanha possui uma novidade: o “Desafio Encorajar 2024: a gente se cuida com atitudes que preservam!”.

A ação se caracteriza por ser um desafio que estimula a prevenção da saúde e a segurança. Ao longo do ano, os colaboradores da UPF serão desafiados a realizar diferentes propostas e pontuar, como, inicialmente, montar uma equipe que pode ser formada por colegas do próprio setor ou de vários setores e se vestir com a cor de cada mês. A partir disso, a DGP informará as atividades propostas para cada mês temático, de forma a incentivar que todos participem.

Confira como ocorrerá o “Desafio Encorajar 2024”:

Desafio nº 1: Número de participantes (10 pontos)
A cada mês, serão contabilizadas quantas pessoas participaram da ação proposta no respectivo mês, por meio do registro nas listas de presença. Para pontuar, é necessário que pelo menos 50% da equipe esteja presente.

Desafio nº 2: Registro do Dia D (5 pontos)
No dia D, registre uma foto da sua equipe com a respectiva cor do mês, e encaminhe para o e-mail desenvolvimentorh@upf.br. Não é necessário que cada integrante envie uma foto, visto que uma única pessoa pode se encarregar de enviar as fotos da sua equipe.

Desafio nº 3: Divulgação do Dia D nas redes sociais (5 pontos)
No dia D, registre uma foto da equipe com a respectiva cor do mês, e divulgue no Instagram/Facebook marcando a UPF por meio do @universidadeupf.

Desafio nº 4: Decoração do espaço (5 pontos)
Durante cada mês temático, caso a equipe decore o ambiente de trabalho com algum item remetendo à Campanha, envie uma foto para o e-mail desenvolvimentorh@upf.br. Importante destacar que se pontua apenas uma vez por mês, visto que se trata de uma ação coletiva e essa atividade deve ser realizada de forma compartilhada com sua equipe. Não é necessário que cada integrante envie uma foto, já que uma única pessoa pode se encarregar de enviar as fotos da sua equipe.

Desafio nº 5: Mudança de hábitos (20 pontos)
A cada mês temático, a equipe pode enviar um breve relato para o e-mail desenvolvimentorh@upf.br, que apresente a mudança de hábitos que foi encorajada pela Campanha. Será pontuado apenas um relato por mês, visto que se trata de uma ação coletiva e essa atividade deve ser feita de forma compartilhada com a equipe.

Desafio nº 6: Multiplicação da Campanha (15 pontos)
Durante os meses, as equipes podem enviar um breve relato para o e-mail desenvolvimentorh@upf.br, compartilhando a forma como conseguiram ampliar as ações da Campanha para além do ambiente de trabalho. Será pontuado apenas um relato por mês, visto que se trata de uma ação coletiva e essa atividade deve ser feita de forma compartilhada com sua equipe.

A cada desafio realizado, é necessário mencionar o nome da equipe. De acordo com a DGP, a Campanha Encorajar deseja reconhecer o esforço coletivo no que diz respeito aos cuidados com a saúde. Por isso, cada gesto é importante e, como forma de contabilizar esses gestos, foram criadas algumas categorias que se transformarão em pontuação ao longo do ano, premiando as equipes que mais se destacaram.

Neste ano, o Dia D seguirá a seguinte programação:
31/01 - Janeiro Branco - Mês da Saúde Mental e Emocional
22/02 - Fevereiro Azul - Mês de Prevenção a Diabetes
14/03 - Março Cinza - Mês de Prevenção ao Sedentarismo
25/04 - Abril Verde - Mês da Segurança e Saúde no Trabalho
16/05 - Maio Furta-Cor - Mês da Saúde Mental Materna
13/06 - Junho Verde Claro - Mês de Sensibilização à Doação de Sangue e a Doação de Órgãos
02/07 - Julho Néon - Mês de Incentivo com os Cuidados com a Saúde Bucal
15/08 - Agosto Lilás - Mês de Combate à Violência Contra a Mulher
19/09 - Setembro Vermelho - Mês de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares
17/10 - Outubro Rosa - Mês de Sensibilização ao Câncer de Mama
21/11 - Novembro Azul - Mês de Combate ao Câncer de Próstata
05/12 - Dezembro Laranja - Mês de Conscientização contra o Câncer de Pele