Ensino

Novas máquinas são entregues ao Cepagro

30/07/2020

16:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Uma parceria firmada entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e as empresas Stara e Diplan possibilitou, na última quarta-feira, 29 de julho, a entrega de um trator e um pulverizador, que estarão disponibilizados no Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro). As máquinas poderão ser utilizadas para atividades de graduação e de pós-graduação.

Conforme o coordenador do Cepagro, professor Dr. Fernando Pilotto, as parcerias desenvolvidas no espaço objetivam proporcionar estrutura e tecnologias para que os estudantes tenham um bom aprendizado. “Além disso, por meio do trabalho com as duas empresas, será possível realizar pesquisas na área de Agronomia”, relata, complementando com a intenção de fazer com que o Centro se torne um modelo de pesquisa na área de produção agrícola.

De acordo com o docente, este trabalho conjunto também é importante para a inserção da UPF na comunidade. “Precisamos cada vez mais aproximar a nossa Universidade da população. Dessa forma, os parceiros acabam vendo-a como uma Instituição atuante e que pode contribuir na solução de problemas e na criação de novas tecnologias. Essa inserção melhora a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, destaca, mencionando que os equipamentos, de alta precisão, poderão executar várias ações, como a aplicação de fungicidas, inseticidas e herbicidas de uma maneira precisa, otimizando mão-de-obra e insumos, por exemplo.

A professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Dra. Nadia Canali Lângaro, salienta que essa são ferramentas de apoio do plantio à colheita, que permitem precisão maior de plantio, sistemas que evitam o repasse de linhas de semeadura, tecnologia de aplicação de produtos de proteção de cultivos com eficiência maior e perdas menores de insumos, otimizando assim recursos de insumos, além de segurança maior aos operadores no campo. "A vivência dos acadêmicos com as novas tecnologias visa prepará-los para atuarem num mercado de trabalho que tem sido alavancado por uma verdadeira revolução, que coloca o produtor brasileiro entre os mais tecnificados do mundo. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a UPF procura oferecer aos professores e alunos o melhor suporte para o desenvolvimento de pesquisas e de aulas práticas, criando um ambiente de excelência e amigável a novos investimentos. A Stara, um case no setor de máquinas e equipamentos agrícolas, foi representada por Flávio Perosso,  diretor-proprietário da concessionária Ikona para Passo Fundo e região e a Diplan, por seu diretor Eng. Agr. Jonas Mânica.  A FAMV-UPF tem muito orgulho de tê-los como parceiros nesses novos desafios. Mais do que respostas, a parceria visa a formulação conjunta de questões para o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para o crescimento do setor agrícola", frisa.
 

Trabalho conjunto na produção de conhecimento

Segundo Jonas Manica, diretor da Diplan, a empresa de consultoria agronômica buscou a parceria com a UPF para desenvolver testes e validações a campo a fim de possibilitar uma indicação para as principais culturas de grãos que garantam maior rentabilidade ao produtor. “Ser referência em tecnologia e inovação é um dos objetivos da Diplan. Com isso, ela tem firmado parceria com a Stara para a realização de estudos e trabalhos a campo em um área modelo de 50 hectares, na qual são cultivados as principais culturas de grãos que devem servir de base para professores e estudantes realizarem experimentos e aulas práticas com o intuito de desenvolver novas estratégias na produção agrícola”, comenta.

Para Flávio Perosso, diretor-proprietário da concessionária Ikona para Passo Fundo e região, a qual conta com toda a linha de produtos Stara, a parceria é fundamental para a região e traz muitos benefícios aos produtores e clientes, que podem acompanhar de perto os experimentos.

Jonas Reis, coordenador de marketing de produto da Stara, também ressalta a importância de parcerias entre empresas privadas e a Universidade para o desenvolvimento da pesquisa. "A parceria entre Stara, UPF e Diplan contribui para que os estudantes da Instituição estejam mais perto das máquinas, usufruindo das tecnologias produzidas na empresa juntamente com o conhecimento adquirido na Universidade", finaliza.