Extensão

Na era digital e on-line

18/11/2020

15:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto Go Code Blocks reuniu professores e estudantes para a abertura da 5ª edição. Atividades são totalmente on-line

Estudantes de 12 cidades e 18 escolas deram início na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro, à 5ª edição do Projeto Go Code Blocks. Com o tema “Na era digital, programe suas ideias” o projeto de extensão, realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, desenvolve atividades de formação e capacitação para 30 jovens estudantes de escolas públicas de Passo Fundo e região até o dia 16/12.

O Projeto tem como objetivos proporcionar conhecimento e formação para jovens estudantes de escolas públicas. Segundo o coordenador, professor Me. Eder Pazinatto, neste ano, mesmo com as peculiaridades surgidas pela pandemia, 12 cidades estão representadas, contemplando 18 escolas de Passo Fundo e região. Em sua fala, na abertura oficial das atividades, realizada por meio da Plataforma Google Meet, ele agradeceu a participação de todos e destacou que esta é uma oportunidade para aprender. “Queremos que os estudantes tenham mais oportunidades e, por isso, o Go Code Blocks chega a sua quinta edição como uma ferramenta para que eles tenham mais chances quando chegarem no mercado de trabalho”, ressaltou, parabenizando os estudantes classificados, uma vez que, mesmo sendo on-line, as inscrições para o Projeto contaram com quatro candidatos por vaga.

Presente na solenidade, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, frisou a importância de buscar o conhecimento e ter uma qualificação tão necessária na atualidade. Para ele, embora sem a possibilidade da presença física, o projeto de extensão segue cumprindo seu objetivo. “Claro que gostaríamos que esse encontro fosse presencial, para que pudéssemos aproveitar tudo que a Universidade oferece. Contudo, esse momento virtual permitiu que estudantes de toda a região pudessem participar, tendo acesso à proposta e as oportunidades que virão no futuro”, observou.

Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus fortaleceram ainda mais os laços e mostraram o quanto a equipe, professores e funcionários, é dedicada. “O Projeto visa desenvolver habilidades que são muito necessárias na atualidade, seja no contexto da pandemia ou na quantidade de tecnologia presente no mundo hoje. A UPF conta com três cursos na área e oportuniza aos acadêmicos uma formação qualificada e de excelência”, pontuou.

A atividade também contou com a participação de professores do curso e do Projeto e do coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu, professor Me. Marcos José Brusso.

Andamento do Projeto
O curso é gratuito e busca capacitar 30 jovens de ensino médio em lógica de programação, desenvolvimento de aplicativos e habilidades profissionais de mercado. Ao final do projeto, o estudante desenvolve um aplicativo para dispositivo móvel com a solução de um determinado problema/situação na sua comunidade.

Os participantes iniciaram as aulas já na tarde desta quarta-feira e assim seguirão até 16/12, uma tarde por semana. A formatura da turma será no dia 18/12.