Pesquisa e Inovação

Multidisciplinaridade é destaque no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPF

01/11/2021

09:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

PPGOdonto inscreve para os cursos de Mestrado e Doutorado

Com foco na área de Clínica Odontológica e tendo como objetivo qualificar profissionais para atuar de forma multidisciplinar, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta os cursos de Mestrado e Doutorado em Odontologia. As formações, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto), estão com inscrições abertas para ingresso em 2022.

Por meio do PPGOdonto, os estudantes adquirem capacidade de trabalhar dentro de um perfil crítico e reflexivo, fundamentado em evidências científicas e nos princípios humanistas, éticos e legais. Isso os prepara tanto ao exercício acadêmico quanto ao profissional. Um exemplo é a egressa dos cursos de Mestrado e Doutorado, Júlia Facenda, que comenta o quanto o Programa foi fundamental em sua carreira.

“Antes mesmo de concluir o Mestrado, iniciei no meu primeiro vínculo empregatício como docente de graduação em Odontologia, na UCEFF, em Chapecó (SC). Dois anos depois, com o Doutorado, foi possível participar de um concurso para professora substituta em uma universidade pública (UFPel), a qual estou trabalhando atualmente na disciplina de Materiais Odontológicos. Sem a pós-graduação, não seria possível”, disse.

Aproximação com a graduação capacita os estudantes
A profissional destaca os diferenciais dos cursos do PPGOdonto, como o fato deles serem voltados para a didática e dos alunos terem bastante contato com os professores e acadêmicos da graduação em Odontologia. “Ministramos aulas em todos os semestres nas disciplinas em que realizamos estágio em docência e isso realmente nos prepara muito para a academia. O Programa oferece disciplinas de prática clínica com pacientes, que também é um diferencial no mercado de trabalho, não só acadêmico, mas clínico em nossa profissão”, relata Júlia.

O conhecimento científico, segundo a egressa, é outro ponto forte do PPGOdonto. “Ele nos faz desenvolver a leitura crítica, que é muito importante na transmissão de conhecimento em odontologia e também na tomada de decisões clínicas. O Programa conta com professores de excelência, que mantém network com pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, fazendo com que sejam realizados estudos de grande relevância na área da Odontologia, resultando em publicações em periódicos importantes na área”, afirma Júlia, complementando que a infraestrutura dos laboratórios, das clínicas, biblioteca, espaços de estudo e salas de aula fazem do PPGOdonto um lugar agradável e produtivo.

PPGOdonto inscreve para novas turmas
Oferecendo os cursos de Mestrado e Doutorado em Odontologia, o PPGOdonto/UPF está com inscrições abertas até o dia 3 de dezembro. Saiba mais neste link.