Vestibular

Medicina UPF: simulação realística é aliada na formação dos estudantes

09/06/2021

11:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

UPF é a única instituição de ensino superior no interior do estado que tem um Centro de Simulação Realística com manequins de alta fidelidade que reproduzem diversas situações da prática médica

Estudantes de Medicina atuam na simulação de um parto no CSR

O curso de Medicina e demais cursos da saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF) são os únicos no interior do estado que têm um Centro de Simulação Realística (CSR). Em uma área de 800 m², procedimentos de saúde são simulados por manequins, idênticos ao ser humano. Esse é um dos diferenciais oferecidos pelo curso de Medicina da UPF, que está com as inscrições abertas até o dia 22 de junho, AQUI.

Parada cardiorrespiratória, infarto, AVC, choques, asfixia, hemorragias, ferimentos, fraturas, convulsões e outras infinidades de patologias e agravos de saúde são simulados por manequins do CSR, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprendizado em procedimentos médicos, por meio da simulação realística com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual. 

Acadêmica de Medicina, Laura Paggiarin Skonieski,
em uma das aulas no CSR

Os estudantes aprendem tudo isso em ambientes preparados para o aprendizado, controlado com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, salas de atendimento de emergência, sala de parto, consultórios e enfermarias. “O Centro de Simulação foi um plus no nosso conhecimento. Por meio do Centro, conseguimos fazer coisas que na prática seriam inviáveis, como vários alunos em fila poderiam ver ao mesmo tempo a dilatação em uma grávida em trabalho de parto? Seria impossível e muito desconfortável. Agora temos diversos protótipos muito verdadeiros, que simulam o que é um colo uterino, assim além de evitar violência obstétrica, por exemplo, aprendemos muito mais para podermos chegar na prática preparados”, destaca a acadêmica do sétimo nível do curso de Medicina, Laura Paggiarin Skonieski, presidente da Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia (Lagos).

Inúmeras possibilidades
 

Estudantes têm acesso à Plataforma Digital de Anatomia do CSR

Além do CSR, o curso de Medicina oferece inúmeras oportunidades para o acadêmico. Os estudantes também desenvolvem atividades práticas nos hospitais de ensino, na rede de atenção básica, em hospitais em âmbito estadual e nacional, em intercâmbio internacional, entre outras oportunidades. Os alunos também podem integrar a Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF) e as Ligas Acadêmicas. “Desde o início da faculdade, nós já temos contato com o paciente, aprendemos sobre humanização do paciente já no Trote do Bem, realizado pela Atlética no primeiro dia de aula, por exemplo. Não é só na teoria que aprendemos sobre, é na prática do dia a dia com os diversos núcleos que a UPF abriga”, afirma Laura, que além da Lagos, integra o projeto de extensão de Educação Inclusiva Equoterapêutica, é diretora social da Atlética e monitora nas disciplinas de Saúde da Mulher e Suporte de Vida Avançado no Trauma (ATLS). 

Laura compartilha a sua experiência
como acadêmica do curso de Medicina da UPF

Para Laura, a UPF contribui para a realização de um sonho e de forma exitosa. “A medicina sempre foi um sonho para mim. Desde os 10 anos, quando fui visitar meu pai em um plantão, eu decidi que era aquilo que queria para minha vida. Foram três anos de cursinho e, então, o sonho começou a se tornar realidade. Graças à UPF esse sonho vem sendo cumprido com êxito e muito amor”, enfatiza a estudante da UPF.

O coordenador do curso de Medicina, professor Dr. José Ivo Scherer, salienta que o curso é eminentemente prático, com contato com pacientes desde os primeiros níveis, e, ao longo da graduação, os estudantes vão adquirindo as competências e habilidades para serem um profissional qualificado, em um curso que oferece toda a estrutura necessária e diferenciais que só existem em uma Universidade. “A Faculdade de Medicina, que tem mais de 50 anos de história, tem um papel importante no desenvolvimento e evolução da área da saúde de Passo Fundo e região, sendo responsável pela formação de cerca de 2,5 mil médicos, que contribuem no âmbito local, nacional e internacional”, destaca o coordenador do curso de Medicina.

Sobre o CSR
Construído no Campus II da UPF, o Centro está localizado no quarto andar, junto à Faculdade de Medicina e ao curso de Enfermagem. O espaço possui 800 m² de estrutura global, contando com 13 salas no total, sendo quatro consultórios, três salas espelhadas de alta fidelidade (cada uma com câmeras), um de emergência, um posto de enfermagem, duas salas de habilidades, duas salas multiuso, recepção, guarda-volumes e almoxarifado. O espaço visa atuar positivamente nos processos de ensino-aprendizagem para estudantes e profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Educação Física, Psicologia, Odontologia e Serviço Social. Saiba mais AQUI.

Inscreva-se para o curso de Medicina
A UPF inscreve para o Vestibular de Verão de Medicina até o dia 22 de junho, AQUI. A forma de ingresso é por meio de prova presencial no dia 26 de junho ou utilização da média do Enem de 2019 ou 2020. A taxa de inscrição é de R$ 200,00.

Todas as informações sobre o Vestibular podem ser acessadas no site www.upf.br/ingresso.