Cultura

MAVRS/UPF e Secretaria de Cultura de Passo Fundo promovem a exposição “Algacir Costa: Um legado de gerações”

01/10/2024

14:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Secretaria de Cultura de Passo Fundo, com o apoio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF), promove a exposição “Algacir Costa: Um legado de gerações”, que busca rememorar o legado deste músico e multi-instrumentista. A mostra, aberta para visitação nesta terça-feira, 1º de outubro, no Passo Fundo Shopping, se revela como um altar de memórias, com objetos e documentos pessoais, além de tesouros do passado que contam as histórias de vida de Algacir. 

A exposição mostra a vida do músico, que se entrelaça entre a educação, música e paternidade. Um nativista apaixonado, que eternizou o legado de um povo através das suas canções. A ideia é aproximar o público com o acervo doado ao município de Passo Fundo com o objetivo de sempre manter viva a memória de Algacir Costa pela relevância como musicista.

Sobre o músico e multi-instrumentista
Algacir Costa nasceu em 11 de outubro de 1944, na Vila Teixeira, no 7º Distrito de Passo Fundo, hoje município de Tapejara (RS). Estudou música nos conservatórios de Passo Fundo nos anos 1968/1969, violão clássico no conservatório do Recife em 1971, e piston clássico em Recife e João Pessoa, em 1981. Ministrou dez cursos de Teoria e Solfejo como representante da ordem dos músicos de Porto Alegre nos anos de 1986 e 1988.

Em sua carreira, foi reconhecido como músico, compositor e poeta. Tocava sete instrumentos: gaita de botão, violão, baixo, cavaquinho, pistom, trombone e piano. Escreveu músicas para todos esses instrumentos e arranjos para corais, tendo sido regente de diversos.

Algacir foi casado com a cantora Clary Costa, com quem teve dois filhos, Diego e Diamandu Costa, que agora tem o nome artístico “Yamandu".