Esportes

Maicon Mancuso e Jardelino Flech conquistam pódios em corridas

03/05/2017

12:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os atletas Maicon Mancuso e Jardelino dos Santos Flech, apoiados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), participaram de diversas competições nos últimos dias. Mancuso competiu na XXV Corrida Rústica Posto Unetral Cidade de Erechim (RS), na VI Rústica SESC/Prefeitura Municipal de Carlos Gomes (RS) e na 36ª Rústica do Trabalhador – Antônio Rubatini Murussi, em Cruz Alta (RS). Jardelino também esteve presente na competição de Cruz Alta.

Conforme Maicon, a prova em Erechim, realizada na manhã do domingo, 30 de abril, foi a mais forte de todas, contando com mais de 300 participantes. “Como ainda iria disputar outros dois eventos, optei por fazer uma largada bem tática, correndo de forma progressiva e seguindo os líderes de perto. E assim foi até o trecho final: corremos em um ritmo razoável e deixamos a decisão próximo a chegada”, contou.

A cerca de 1 km do fim da rústica, Mancuso tomou a liderança e abriu uma pequena distância, de aproximadamente 50m. Porém, por volta de 600m para a chegada e devido a um erro da organização da corrida, o corredor percorreu alguns metros a mais do que os demais competidores, que o alcançaram devido ao imprevisto. Mesmo assim, ele sagrou-se campeão. “Retomei a liderança e comecei a abrir uma distância segura. No fim, cruzei a linha de chegada na primeira colocação com o tempo de 13min11seg”, disse.

Também completaram o pódio geral: João Marcos Locatelli, de Videira (SC); Mario Ferraz Borges, de Bom Jesus (RS); Rudinei Mello, de Marau (RS); e Jurandir de Jesus, de Erechim (RS).

VI Rústica SESC/Prefeitura Municipal de Carlos Gomes

Ainda no domingo (30), só que pelo turno da tarde, o atleta da UPF marcou presença na VI Rústica SESC/Prefeitura Municipal de Carlos Gomes (RS). Segundo Maicon, a competição teve um nível técnico mais baixo em relação à prova anterior, em virtude de que alguns de seus adversários, que participaram da rústica em Erechim, não estiveram presentes no evento em Carlos Gomes. 

Assim como em Erechim, a rústica em questão foi marcada por uma confusão no percurso, o qual deveria ter cerca de 4,5 km, todavia, acabou formado por quase 3 km. “Os atletas deveriam realizar duas voltas em um determinado trajeto, entretanto, faltando cerca de 500m para completarmos a segunda volta, ainda não tínhamos percorrido nem 3 km, o que nos deixou em dúvida, pois a maioria dos corredores pensou que deveria ser realizada mais uma volta no percurso. Nesse momento, o atleta Alisson Garcia Sisti, de Caxias do Sul, tomou a liderança e imprimiu um ritmo forte. O segui até nos aproximarmos do pórtico de chegada, momento em que constatei que a conclusão da prova seria naquele local. Então, tomei a liderança e voltei a vencer essa prova, assim como em 2014”, descreveu Mancuso.

A formação do pódio foi composta por Alisson Garcia Sisti, de Caxias do Sul (RS); Mario Ferraz Borges, de Bom Jesus (RS); Rudinei Mello, de Marau (RS); e por Joel Sychoky, de Carlos Gomes (RS).

36ª Rústica do Trabalhador

Já na segunda-feira, 1º de maio, tanto Maicon Mancuso quanto Jardelino dos Santos Flech disputaram a 36ª Rústica do Trabalhador – Antônio Rubatini Murussi, em Cruz Alta (RS). Em virtude do cansaço das corridas anteriores, Mancuso adotou a mesma estratégia que em Erechim: uma corrida progressiva com marcação nos líderes. “Na metade do percurso, eu e mais dois competidores acabamos nos distanciando dos demais, e faltando cerca de 1 km para o fim da prova, arranquei para a 3ª conquista, e completei o percurso de aproximadamente 8,5 km em 27min56seg”, mencionou.

Por sua vez, Flech, que estava afastado das provas há cinco meses, devido ao tratamento de uma lesão no Tendão de Aquiles, optou por fazer uma estratégia cautelosa, correndo num ritmo fraco. “No decorrer da competição e próximo ao km 6, consegui aumentar o ritmo, me aproximei do quinto e do quarto colocados, fiz uma disputa sadia e obtive o 4° lugar na geral”, relatou.

Além dos corredores da Instituição, compuseram o pódio: Mario Ferraz Borges, de Bom Jesus (RS); Ricardo Sobucki, de Santo Ângelo (RS); e Rodrigo Franco Cezar, de Santa Maria (RS). Outros atletas, representantes de Passo Fundo, tiveram boas posições: Rosa Jussara Barbosa foi vice-campeã no naipe feminino, e Luana Klippel conquistou o 1° lugar na categoria 15 a 19 anos. Já o treinador de Mancuso e Flech, José Florenal, foi segundo colocado na categoria 55 a 59 anos.

INSCREVA-SE