Geral

Liga Acadêmica da UPF participa de rodas de conversa sobre saúde da mulher indígena

15/10/2021

09:04

Por: Assessoria de Imprensa

Cacicas da região recebem orientações sobre saúde da mulher indígena. A primeira ação foi realizada neste mês de outubro, no dia 6, em alusão ao Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção do câncer de mama e a saúde da mulher de forma integral e contou com a participação de indígenas de Passo Fundo, Erechim e Mato Castelhano. A atividade, que teve como tema “Mulher... Uma luta de muitas... Um direito de todas”, foi promovida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Passo Fundo, com o apoio da Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia da Universidade de Passo Fundo (Lagos/UPF).

Na atividade foram abordados assuntos como a prevenção do câncer de colo de útero, câncer de mama, dignidade menstrual e métodos contraceptivos. “Foi realizada uma roda de conversa entre os profissionais da saúde do polo base e cacicas de algumas aldeias, onde foi debatido a importância de conhecer seu próprio corpo, fatores de risco, prevenir e fazer diagnóstico precoce de câncer de mama e útero, bem como, orientações sobre o aparelho reprodutor feminino, menarca e climatério, bem como o planejamento familiar”, explicou a professora da Faculdade de Medicina, Maria Lucia Dal Magro, que acompanhou a atividade.

Ação importante para ressaltar a importância da saúde da mulher indígena. “Foi compartilhado trocas de experiências e que nos faz pensar que precisamos trabalhar a universalidade e integralidade da atenção atingindo todas as populações. Esta experiência é fundamental para a vivência dos alunos com práticas voltadas à comunidade indígena”, destacou a professora.

Uma experiência agregadora também para a formação dos acadêmicos. “Essa ação foi uma forma de crescer como futura médica. Pude ter contato com uma realidade diferente da minha e saber o que elas esperam de um atendimento ginecológico e como produzir a medicina preventiva na realidade delas. Cresci muito com essa ação. Aprendi muito, mais do que ensinei”, afirma a acadêmica do curso de Medicina da UPF, Laura Paggiarin Skonieski, presidente da Lagos.

A próxima roda de conversa sobre essas mesmas temáticas ocorre no dia 22 de outubro na aldeia Campo do Meio, no município de Gentil.