Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Resultado de um projeto de disciplinas integradas do curso, primeiro episódio da série está disponível no Youtube
A turma de formandos do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo produziu, no último semestre, uma websérie de quatro episódios sobre a relação da cidade e do rio que a nomeia. Intitulada “Passo Fundo: o rio e a cidade”, a produção propõe uma reflexão aos moradores da cidade, com perguntas como: qual a sua percepção do rio? E o que falta ao passo fundense para desenvolver uma boa relação com o marco do município?
A websérie foi desenvolvida ao longo de todo o semestre como um projeto de disciplinas integradas. A primeira parte, de organização, captação de materiais e produção bruta foi feita na disciplina de ‘Jornalismo Audiovisual Multiplataformas’, coordenada pela professora Fabiana Beltrami. Já a segunda parte envolveu o esforço de publicação desses materiais e divulgação, realizada na disciplina ‘Laboratório de Convergência IV - Projeto Transmídia’ ministrada pela professora Nadja Hartmann. Dessa forma, o projeto conta com quatro episódios da websérie, um episódio do podcast Escadaria (NEXJOR), um especial multimídia com o processo de produção, uma crônica e materiais de divulgação nas redes sociais do curso e do Núcleo Experimental de Jornalismo – NEXJOR.
Toda a produção integra o grande projeto vencedor do II Concurso de Boas Práticas da Universidade de Passo Fundo. A proposta envolve produções de todos os níveis em quase todas as disciplinas do curso em torno de um único tema: Jornalismo Ambiental e a COP 30. Segundo uma das professoras coordenadoras da websérie, Nadja Hartmann, o projeto permite a integração entre alunos, disciplinas e percepções acerca do jornalismo e do meio ambiente. “Sem dúvida, quando se fala em práticas pedagógicas inovadoras, que foi o caso do nosso projeto vencedor, isso não implica somente em novas tecnologias, mas sim, em novas formas de ver o mundo e o papel do jornalismo como agente transformador. Ao optarmos por abordar a sustentabilidade durante todo um semestre, foi possível trabalhar junto aos nossos alunos, esse tema de uma forma macro: em coberturas, em artigos científicos, em vídeos e textos, buscando e ouvindo fontes e especialistas.” explica a professora.
Fabiana Beltrami, outra professora que coordenou e acompanhou as produções, explica que esse tipo de projeto permite aos alunos um aprofundamento de assuntos e situações do próprio cotidiano e que podem passar despercebidos. “Alinhar a produção acadêmica aprofundada no cotidiano do jornalismo com pautas atuais, e que estão fortemente disseminadas na imprensa do país tanto no âmbito estadual ou local mas também mundial, como a emergência climática, proporciona não só o fazer do aluno, mas o olhar crítico do aluno para o que é veiculado na mídia a partir das práticas jornalísticas vigentes.” comenta a professora.
O primeiro episódio da websérie está disponível no canal do Youtube do Núcleo Experimental de Jornalismo (acesse aqui o episódio 01), e os seguintes devem ser publicados até o dia 10 de dezembro. O podcast Escadaria feito com os alunos sobre a produção e os impactos da websérie em suas futuras carreiras já está disponível no Spotify (acesse aqui o episódio). Os demais conteúdos produzidos podem ser acessados no site e perfil nas redes sociais do NEXJOR.
Notícias relacionadas
