Integrado

Integrado UPF lidera ranking de escolas privadas no Enem em Passo Fundo

08/07/2020

08:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Metodologia, comprometimento da comunidade escolar e o fato de estar inserida em uma Universidade são diferenciais para obtenção do resultado

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, da Fundação Universidade de Passo Fundo é o primeiro colocado no ranking das escolas privadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o segundo entre todas as escolas de Passo Fundo. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referente ao Exame aplicado em 2019, o Integrado UPF obteve a nota média de 614.58. Diferentes abordagens metodológicas e o comprometimento de toda a comunidade escolar são alguns destaques para a obtenção desse resultado.

Com mais de 30 anos de atuação, o Integrado UPF está em permanente sintonia com o autodesenvolvimento de seus estudantes, preparando-os, não somente para o exercício da cidadania, mas também para o desenvolvimento de suas aptidões para o trabalho. De acordo com o diretor, professor Jonir Dalbosco, o Integrado UPF tem um histórico de destaque nos resultados do Enem. “A Escola já obteve seis vezes o primeiro lugar no Enem, dois anos consecutivos, e nos demais, na segunda colocação, intercalando com outras instituições da Educação Básica. Tive o privilégio de comemorar este resultado cinco vezes na minha gestão. Temos sim, um histórico de destaque a nível de qualidade de ensino em nossa instituição, evidente que esse destaque envolve o nosso processo de ensino e de aprendizagem, acredito que, para ter uma excelente aprendizagem é preciso ter um excelente ensino e um complementa o outro”, disse.

Inserido na maior instituição de ensino superior do norte do Rio Grande do Sul, o Integrado UPF proporciona aos seus estudantes um espaço diferenciado, onde os estudantes têm acesso a laboratórios para as aulas práticas e uma rede de bibliotecas com mais de 110 mil títulos e 285 mil exemplares, além de periódicos e bases de dados on-line que permitem o acesso a artigos científicos, periódicos eletrônicos e bibliotecas virtuais.

As diferentes abordagens metodológicas são destaques para obtenção do resultado no Enem

Comprometimento com o ensino

Segundo o diretor, há um grande comprometimento de toda a comunidade escolar. “Há sim, o protagonismo do aluno e do professor, mas, vai além, porque envolve os pais que acreditam e confiam no potencial da escola, o empenho de nossos colegas da secretaria e da higienização e de todos os setores que colaboram em nossos fazeres pedagógicos. A nossa mantenedora, Fundação Universidade de Passo Fundo, que está sempre olhando e cuidando de todos nós, além do reconhecimento pela importância que o Integrado tem para a comunidade de Passo Fundo e região ”, afirmou.

Paixão por ensinar e por aprender

Com mais de 650 estudantes no ensino médio e na educação profissional, o planejamento constante e a inovação fazem parte das estratégias de ações metodológicas para que o conhecimento circule e seja compartilhado. A interação com professores e estudantes da Universidade e uma grande estrutura oportuniza aos estudantes, ainda no ensino médio, vivências com o universo acadêmico. Com uma carga horária de 36 horas semanais e aula nos turnos da manhã e tarde, há uma maior convivência entre alunos e professores. “Mas, costumo dizer que, onde há paixão, há felicidade, e, neste encontro, entre paixão e felicidade, acontece o processo de ensino-aprendizagem em nossa Escola. Nossos professores são qualificados, comprometidos, criativos e empáticos, transformam o conhecimento em algo desejável é necessário para a vida de nossos alunos. É nessa paixão, que os diferentes atores protagonizam as grandes conquistas no nosso querido Integrado UPF, finalizou.