III Jornada de Trauma e Emergência da UPF reforça integração entre áreas da saúde
22/10/2025
09:29
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Pessoal
Nos dias 20 e 21 de outubro, a Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou a III Jornada de Trauma e Emergência, um evento que reuniu acadêmicos e profissionais da área da saúde para discutir protocolos, atualizações e experiências práticas no atendimento a pacientes em situações críticas.
Promovida pela Liga do Trauma da UPF, a Jornada teve como objetivo reforçar a importância da integração entre os cursos da área da saúde, promovendo um aprendizado prático e colaborativo, fundamental para a formação de profissionais preparados para os desafios do atendimento ao trauma.
A presidente da Liga do Trauma, Michele Portella Wilhelm, destaca que o evento contou com mais de 100 inscritos dos cursos de Medicina, Enfermagem e de outras áreas da saúde. “A Jornada buscou discutir temas essenciais, como a 11ª atualização do ATLS, o atendimento inicial ao paciente vítima de trauma multissistêmico, o manejo de queimados e uma mesa-redonda sobre experiências e vivências no trauma”, pontua.
Para Michele, eventos como esse promovem a troca entre diferentes áreas, ampliam o conhecimento e preparam para os desafios da prática clínica, reforçando o compromisso com a formação de profissionais capacitados e integrados. “A oportunidade de participar de iniciativas como essa, com o apoio da faculdade, reforça a valorização da formação de qualidade, que prioriza a integração, a prática e o constante aprimoramento dos futuros profissionais da saúde”, destaca.
A programação contou com a participação de especialistas convidados, como representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e os médicos João Vitor Longo, Felipe A. Dal’Angol, Diego Winckler e Júnior Grandi, que compartilharam suas vivências e atualizações em temas voltados à emergência e ao trauma.
Notícias relacionadas