50 anos

Herbário RSPF ganha exposição em comemoração aos 50 anos

23/09/2022

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, foi a data escolhida para dar continuidade a programação de comemoração aos 50 anos do Herbário RSPF, com a abertura da “Exposição Herbário RSPF, 50 anos de história” no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF). 

A exposição conta com painel sobre a história do Herbário RSPF, com foto e ilustrações botânica; uma árvore filogenética, um diagrama que representa relações evolutivas entre as plantas; instrumentos usados historicamente nas atividades do Herbário; os passos de herborização de exemplares florísticos; e demais exemplares do acervo didático, como xiloteca - discos de madeiras e carpoteca - frutos e sementes. A mostra também destaca ações realizadas pelo Herbário durante seus 50 anos. 
Para marcar as festividades destes 50 anos de história, uma outra atividade foi realizada no início do mês, momento em que a sala que abriga o Herbário RSPF ganhou o nome de Profa. Branca Maria Aimi Severo, reconhecendo a dedicação da professora por mais de 40 anos ao Herbário e à área de Botânica na UPF.

O que são herbários?
Herbários são coleções biológicas e fontes notáveis e insubstituíveis de informações sobre plantas e o mundo que habitam, com espécimes vegetais secos prensados e seus dados de coleta. Eles fornecem o material comparativo essencial para estudos em taxonomia, sistemática, ecologia, morfologia vegetal, biologia da conservação, biodiversidade, etnobotânica e fisiologia, entre outras áreas.

As instituições que abrigam essas coleções têm o importante papel de garantir a manutenção para eternizar todos os exemplares e permitirem o acesso à comunidade científica e geral.

Criado em 1972, o Herbário RSPF da Universidade de Passo Fundo se destaca pela sua contribuição à pesquisa botânica, por preservar 15 mil exsicatas de exemplares de vegetais provenientes do Campus I da UPF, da cidade de Passo Fundo, do estado, do país e do continente americano, pelas pesquisas e trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação desta e de outras universidades e instituições de pesquisa, incluindo exemplares “tipos”,  que serviram como base para a descrição de novas espécies botânicas.

Onde visitar
De longa duração, a exposição “Herbário RSPF, 50 anos de história” ficará à disposição dos visitantes até 2023. Para conhecer de perto esse trabalho, você pode agendar uma visita ao Muzar pelo site upf.br/muzar. A exposição é patrocinadora pela consultoria ambiental Soluziona Energia e Meio Ambiente.