Cultura

Exposição “Astrofotografia em Passo Fundo” é aberta ao público

06/12/2019

15:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Mostra reúne obras dos fotógrafos Diogo Zanatta, Guilherme Benck e Elias Vaz, egressos da UPF

Foi aberta, na noite dessa quinta-feira, 5 de dezembro, a exposição Astrofotografia em Passo Fundo, na Galeria Estação da Arte, junto ao Parque da Gare. A mostra reúne obras dos fotógrafos Diogo Zanatta, Guilherme Benck e Elias Vaz, egressos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo (UPF), que tiveram o projeto selecionado no edital de Artes Visuais, aberto pela Prefeitura de Passo Fundo. 

A exposição é composta por 15 fotografias de autoria dos fotógrafos, que focam o céu e as estrelas. Diogo e Guilherme, fotógrafos profissionais, e Elias, fotógrafo amador, se conheceram nos encontros do Grupo da Foto – coletivo que reúne profissionais e amantes da fotografia – e iniciaram uma parceria nas saídas fotográficas noturnas. A prática e a parceria na astrofotografia já acontece há vários anos e o objetivo dos fotógrafos, nesse gênero da fotografia, “é a possibilidade do registro técnico e criativo dos eventos astronômicos, como a super lua, eclipses e chuva de meteoros”, explica Zanatta. 

Segundo Diogo, as saídas são normalmente no interior da cidade, que é onde a incidência de luz é menor, possibilitando uma melhor captura dos fenômenos. Para garantir a qualidade das imagens, todas as fotografias foram impressas em papel fineart, um papel 100% algodão e que permite que as cores se fixem corretamente e que a tinta seja perfeitamente conservada com o passar do tempo.

Esta é a segunda exposição de um total de cinco que serão realizadas nos próximos meses em diferentes espaços da cidade. A primeira foi “Vendo através do sentir”, da artista plástica e egressa do curso de Artes Visuais Maura Helena de Carli. Ainda estão previstas exposições da acadêmica Giulia Citollin, com o projeto Situado; do egresso Fernando Stähler, com o projeto Inside this broken mind; e da egressa Clea Regina Batezzini, com o projeto Amigos.