Universidade

Especializações focadas nas demandas do mercado

09/03/2023

12:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Na Expodireto Cotrijal 2023, a UPF promove oficinas para degustação das especializações voltadas para o agro

Os desafios do agro passam pela formação e qualificação dos profissionais que atuam nas mais diversas áreas do setor. Com os olhos voltados para essa realidade, a Universidade de Passo Fundo trouxe para a Expodireto Cotrijal 2023 o seu portfólio de especializações. Em oficinas realizadas durante esta quinta-feira, 9, temas como tratamento de efluentes, avaliação de riscos ocupacionais e inovação e segurança alimentar pautaram os encontros.

Para o coordenador da pós-graduação, modalidade Lato Sensu, professor Marcos Brusso, a ideia foi apresentar para a comunidade que está passando pela Expodireto, as oportunidades de formação disponíveis na Instituição. “A Expodireto é um evento muito importante para a região, por isso, trouxemos aqui um conteúdo pensado especificamente para o público daqui, a partir das demandas que recebemos e das interações que tivemos. São oficinas abertas a todo o público, com foco em apresentar e compartilhar conhecimentos”, destacou, ressaltando que quem passou pela Casa UPF, teve a oportunidade de conversar com os coordenadores e tirar dúvidas.

Conheça os cursos oferecidos

Especialização em Inovação e Segurança dos Alimentos - Inovação e Segurança Alimentar: os desafios deste novo mercado de alimentos

O curso forma profissionais capazes de atuar na promoção da qualidade nutricional e sensorial, o que garante a oferta de alimentos cada vez mais seguros para a sociedade. As disciplinas estão alinhadas com os avanços na ciência de alimentos para o desenvolvimento de produtos nas áreas de laticínios, bioprocessos, vegetais e cárneos. A formação leva em conta os novos processos industriais e, ao mesmo tempo, mantém o olhar voltado para a sustentabilidade. Entre as temáticas, aborda a segurança alimentar junto com questões ambientais; segurança do alimento nos seus aspectos nutricionais, microbiológicos e físicos-químicos; inovação e empreendedorismo. 

Engenharia e Segurança do Trabalho - Metodologia de avaliação dos riscos ocupacionais

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar com fiel observância aos preceitos legais e regulamentares sobre segurança do trabalho. Os especialistas desenvolverão atividades que objetivam a manutenção da segurança dos trabalhadores, a identificação de riscos, a implantação de procedimentos e a aplicação de normas e medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e condições inseguras de trabalho. Estarão aptos a determinar procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidentes, promovendo assim a saúde em organizações municipais, estaduais, federais e nos setores da indústria, comércio e serviços.

MBA em Tratamento de efluentes: operação, assessoria e projeto - Reúso de efluentes: desafios e oportunidades

As legislações estão cada dia mais restritivas ao mesmo tempo que os recursos naturais, em especial a água, se tornam cada vez mais escassos e valiosos. As crises hídricas têm se agravado e os conflitos pelo uso da água mais eminentes, mesmo em países como o Brasil onde os recursos hídricos são, via de regra, mais abundantes. O desenvolvimento econômico caminha para uma vida mais confortável e de consumo de bens, o que naturalmente leva ao maior consumo de água e consequentemente geração de efluentes. Desta forma, os profissionais da área ambiental precisam equacionar este problema e uma das formas é tratar efluentes de modo que seja possível reusá-los. Isto só é possível se o profissional dominar as diferentes formas de tratamento, sabendo operar, projetar e assessorar nesta área.