Ensino

“Espaços Urbanos” é tema do desfile final do curso de Design de Moda

30/11/2022

15:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Produzidas pelos 17 estudantes concluintes da graduação, as coleções foram apresentadas na noite desta terça-feira, 29 de novembro

Atrás de todos os lindos desfiles e peças requintadas existem talentosos designers de moda. Aqui na Universidade de Passo Fundo (UPF) formamos vários deles. Na noite desta terça-feira, 29 de novembro, os concluintes do curso de Design de Moda do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC/UPF) apresentaram suas coleções no tradicional desfile final. 

Guiados pelo tema “Espaços Urbanos”, cada um dos 17 estudantes expôs cinco composições. Com inspirações no K-pop, a estudante Bárbara Zanella levou a coleção “Red Lights” à passarela. “É uma experiência surreal. Enquanto arrumava os últimos detalhes estava pensando sobre isso, sobre a sensação de estar finalmente vivendo esse momento que esperamos ansiosos durante os últimos três anos. É uma felicidade gigantesca!”, conta a acadêmica. 

Bárbara foi a responsável pela abertura do desfile


Assim como ela, outros colegas se divertiram e utilizaram a criatividade para a criação das peças: São Paulo, Nova York, Ciberpunk, flamenco, mitologias e muitos outros temas também fizeram parte do desfile. Segundo a professora Me. Maria Aparecida Israel essa era uma das intenções da atividade. "Queríamos expor a diversidade, a pluralidade das cidades, as quais muitas vezes apenas vemos, mas não observamos de verdade. Cada estudante tem um espaço preferido, que seja tocante e que contribua para sua criação. Assim, eles se inspiraram no que gostam e fizeram algo muito bacana”, relata a docente, responsável pela disciplina de Projeto de Coleção. 

Resultado de um trabalho desenvolvido durante toda a graduação, o desfile foi construído buscando também ressaltar a importância da sustentabilidade na moda. “Todos os nossos alunos utilizaram recortes, peças que estavam para descarte, aproveitaram tecidos, mostrando assim que é possível produzir visando o bem-estar do meio-ambiente e ter peças maravilhosas”, aponta orgulhosa a professora que complementa: “Eles fizeram todas as modelagens, alguns costuraram a coleção inteira. Estamos super orgulhosos!”.