Ensino

Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química inicia na segunda-feira (25)

21/10/2021

08:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Organizado pela UPF e outras instituições de ensino, evento reúne uma série de atividades que ocorrerão virtualmente

Considerado um dos eventos mais importantes na área de Educação Química/Ciências, o 40º Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (EDEQ) acontecerá na próxima semana, de 25 a 29 de outubro, de forma on-line. A atividade, que é organizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem o intuito de promover a partilha de saberes e experiências a respeito da docência na área, problematizando temas relativos as demandas sociais, oficiais e tecnológicas da contemporaneidade brasileira.

A programação será transmitida pelo Youtube e Google Meet, e contempla diversas atividades, como minicursos, rodas de conversa com um total de 115 trabalhos que devem ser apresentados, e mesas redondas. A conferência de abertura ocorre na noite da próxima segunda-feira (25), das 19h às 21h, e contará com a participação do conferencista professor Dr. Otávio Aloísio Maldaner (Unijuí). A temática da conferência é “Problematização da formação de professores de Química diante das demandas sociais, oficiais e tecnológicas na contemporaneidade brasileira”

Na oportunidade, serão propostas e identificadas as principais questões que envolvem a formação de professores, em particular, as associadas à Educação em Química, e que dizem respeito às demandas sociais, oficiais e tecnológicas. Para acompanhar, acesse AQUI.

Mesas redondas
Outras ações previstas são as três mesas redondas, que aprofundarão as questões levantadas na conferência de abertura, apontando alternativas para a formação de professores e considerando em cada uma delas uma das demandas fundantes (sociais, oficiais e tencológicas).

A primeira mesa será realizada na terça-feira (26), das 19h às 21h, e abordará o tema “Alternativas para a formação de professores de Química e as demandas sociais”. Debaterão o assunto os professores Dr. Danilo Seithi Kato (UFTM) e Dr. Wilmo E. Francisco Junior (UFAL), com mediação da professora Dra. Luciana Dorneles Venquiaruto (URI).

Na quarta-feira (27), também das 19h às 21h, haverá a segunda mesa redonda, que enfocará na temática “Alternativas para a formação de professores de Química e as demandas oficiais”. O debate contará com a presença dos professores Dr. Fernando L. Cássio Silva (UFABC) e Dra. Bruna Carminatti (UPF/Seduc-RS), tendo a mediação da professora Dra. Fernanda Monteiro Rigue (UFSM).

Por fim, na quinta-feira (28), das 19h às 21h, a terceira e última mesa redonda discutirá as “Alternativas para a formação de professores de Química e as demandas tecnológicas”. Os debatedores são os professores Dr. Marcelo Giordan Santos (USP) e Dr. Marcelo Leandro Eichler (UFRGS), e o mediador será o professor Dr. Marcio Marques Martins (UNIPAMPA).

Palestra
Na tarde da terça-feira (26), às 16h, acontece a palestra do professor Dr. Áttico Chassot (REAMEC), que é um dos idealizadores do EDEQ. A atividade tem como tema “O EDEQ como espaço/tempo de/para formação docente” e será mediada pela professora Dra. Clóvia Marozzin Mistura (UPF).

Painel de encerramento
Finalizando o Encontro, na sexta-feira (29), será realizado o painel “Possíveis soluções para as dificuldades na formação de professores de Química diante das demandas sociais, oficiais e tecnológicas na contemporaneidade brasileira”. A ação, marcada para às 19h, terá a participação dos professores Dr. Bruno Silva Leite (UFRPE), Dr. Roberto Dalmo V. L. de Oliveira (UFPR) e Dra. Maira Ferreira (UFPel).

Mais informações sobre o 40º Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (EDEQ) podem ser conferidas AQUI.