Ensino

Direito, Administração e Tecnologia em foco na XXVIII Semana Acadêmica Integrada da UPF Carazinho

09/10/2025

16:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Bruna Petri

De 6 a 9 de outubro, a UPF Carazinho promoveu a XXVIII Semana Acadêmica Integrada, reunindo os cursos de Direito, Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A programação combinou palestras, debates e atividades práticas.

A abertura foi marcada por um júri simulado, que envolveu acadêmicos do curso de Direito na análise de um caso de homicídio qualificado ocorrido em Porto Alegre. A atividade proporcionou aos estudantes a vivência prática do ambiente jurídico e o entendimento das etapas e funções de um julgamento.

Na segunda noite do evento, o Procurador de Justiça Dr. Fábio Costa Pereira conduziu uma palestra sobre o Projeto Sinais e o trabalho do Núcleo de Prevenção à Violência do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), acompanhada pelo depoimento de Tiago e Joice Krug, que compartilharam a história de seu filho, Mateus. 

Já o dia 8 de outubro foi dedicado à reflexão sobre tecnologia, direito e gestão, com as participações do advogado trabalhista Fábio Beux, do programador Gustavo Neitzke e do professor Olívio Giotto, que discutiu sobre neuroliderança e os desafios para as equipes digitais.

O evento encerra nesta quinta-feira (9), com o Workshop “Trajetórias e Oportunidades Profissionais”, reunindo o tabelião Dr. Gilmar Antônio Seger, o juiz Marcel Andreata de Miranda e a advogada Dra. Alice Rossato. O encontro, em formato de roda de conversa, tem o objetivo de inspirar os acadêmicos a refletirem sobre os diferentes caminhos que podem trilhar após a graduação.

De acordo com o diretor da UPF Carazinho, professor Sílvio Medeiros, o evento superou as expectativas. “Tivemos uma adesão muito expressiva dos alunos e estamos extremamente contentes com o engajamento deles nas atividades. A Semana Acadêmica é um momento importante para fortalecer a troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais de diversas áreas”, destacou.