Geral

Dia do Estagiário: na UPF, 150 profissionais em formação colocam em prática o que aprendem na sala de aula

18/08/2025

16:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Guilherme Severo

Desde 1982, o Brasil celebra em 18 de agosto o Dia do Estagiário, data que reforça a importância dessa etapa na formação profissional. Hoje, cerca de 20 milhões de estudantes estão aptos a realizar estágio superior no país, mas apenas pouco mais de 1 milhão têm acesso a uma vaga, segundo dados da Associação Brasileira de Estágio (Abres).

No norte do Rio Grande do Sul, a Universidade de Passo Fundo (UPF) se destaca por aproximar teoria e prática. Atualmente, a Instituição conta com cerca de 150 estagiários atuando em diferentes áreas, desde museus, projetos de extensão e núcleos experimentais até unidades acadêmicas e setores administrativos.

Para os estudantes, estagiar na própria Universidade é uma oportunidade de transformar aprendizado em experiência real. “A melhor parte de estagiar na UPF é a possibilidade de articular o que aprendemos na graduação com o que vivemos na prática e no mercado de trabalho”, destaca a acadêmica de Publicidade e Propaganda Kauany Verdi, que também é estagiária do Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (NEXPP).

Conforme a enfermeira da Divisão de Gestão de Pessoas (DGP) - um dos espaços onde estudantes podem realizar seu estágio -, Caroline Poles, a Universidade é um ambiente seguro para os estudantes iniciarem a vida profissional. “Somos responsáveis por orientar, acompanhar e valorizar esse futuro profissional. O estágio é sempre uma via de mão dupla, ele aprende conosco e nós com ele”, explica. 

Ao abrir espaço para que seus alunos se desenvolvam profissionalmente dentro da própria estrutura, a UPF reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de talentos e a formação de profissionais preparados e conscientes para os desafios do mercado de trabalho.

INSCREVA-SE