Pesquisa e Inovação

Descomplicar os números, encontrar a lógica e fazer uma boa pesquisa

13/12/2016

13:40

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Curso Estatística sem Dor reúne alunos e professores em dois dias de atividades

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG), oferece mais uma edição do curso Estatística Sem Dor. Voltada para alunos dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, a atividade é ministrada pelo professor Dr. Rodrigo Barreto da Unesp Botucatu. O encontro acontece nesta terça e quarta, dias 13 e 14 de dezembro, no Centro de Eventos, Campus I.

Segundo o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, a ideia é trazer para o debate o tema da estatística em pesquisa de forma descomplicada e com foco na prática. “No desenvolver da pesquisa, encontramos muitos obstáculos, mas alguns deles são menores do que realmente pensamos. O objetivo do curso é, justamente, mostrar que a coleta de dados, a escolha da metodologia e a apresentação dos resultados são mais simples do que imaginamos”, destaca.

Formado em Biologia e com estudos na área de fisiologia de peixes, Rodrigo sentiu na prática a dificuldade em não ter orientações simples sobre como extrair números das pesquisas. Para ele, mesmo que essa temática seja contemplada nos cursos de graduação, é preciso uma compreensão maior para que a teoria saia do papel. “Às vezes, fazemos estatística sem usar as ferramentas que estão disponíveis e sem levar em consideração a lógica da pesquisa. Para isso, mais do que compreender a matemática, precisamos compreender essa lógica”, pontua.

Entre os assuntos abordados pelo professor, estão o uso de termos menos complicados, a identificação dos objetivos da ciência, conhecimento das várias fases da publicação científica, conhecimento sobre os recursos e estilos lógicos e o entendimento sobre como escolher um teste estatístico adequado para cada pesquisa.

INSCREVA-SE