Universidade

Defesa de Tese aborda a Cidade Educadora como conceito-processo em construção

08/09/2025

10:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A pesquisadora Daniela dos Santos, que atuou por mais de uma década como docente da UPF, defendeu a Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com o trabalho incluído na linha de Políticas Educacionais, a tese teve como título “Cidade Educadora: uma construção político-pedagógica coletiva”.

Conforme ela, o trabalho integra a Cátedra UNESCO Unitwin – A Cidade que Educa e Transforma. Daniela explica que a pesquisa nasceu do engajamento no Programa de Extensão UniverCidade Educadora e Inteligente da UPF, no qual atuou por mais de oito anos. A defesa foi acompanhada por familiares, amigos, gestoras das cidades educadoras da região pesquisadas e colegas da UPF que integraram e integram o Programa de Extensão UniverCidade Educadora e Inteligente.

A investigação teve como objetivo compreender como o status de Cidade Educadora atribuído pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) tem sido interpretada e implementada por gestoras(es) municipais em sete cidades das regiões Norte e Serra do Rio Grande do Sul. A pesquisa analisou os desafios, avanços e implicações político-pedagógicas desse processo. “A Cidade Educadora é um conceito-processo, historicamente construído e atravessado por contradições e possibilidades. Mais do que um selo institucional, trata-se de uma convocação para que a cidade assuma, de forma coletiva, crítica e ética, um projeto político-pedagógico comprometido com a transformação social e a democracia”, destacou.

A banca contou com a professora Dra. Ana Patrícia Tavares de Almeida, da Universidade aberta de Portugal; da professora Dra. Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Regional Integrada; da professora Dra. Luciane Spanhol Bordignon, da Universidade de Passo Fundo e da professora Dra. Carla Portal Vasconcellos, da Universidade de Passo Fundo. 

A tese de Daniela foi orientada pelo professor Dr. Telmo Marcon e coorientada pelo professor Dr. Marcio Tascheto da Silva, Pró-Reitor da Universidade Franciscana, mas que atuou por vários anos na UPF. “Trata-se de uma tese que investiga e problematiza a experiência em curso das cidades educadoras da região. Sem dúvida uma contribuição preciosa para o aprofundamento da ideia-força das cidades educadoras, ampliando o escopo crítico sobre o tema. Afinal, qual pedagogia é necessária para uma cidade que educa? A tese da Daniela nos leva mais longe no entendimento da questão. Coloca em outro patamar o debate e contribui para avançarmos nessa agenda sem perder de vista o papel de investigadora inquieta com o tema”, afirmou Tascheto.

Segundo o orientador Marcon, a tese ganha centralidade no debate sobre cidade educadora na medida do engajamento da Universidade e das cidades reconhecidas como educadoras. “O trabalho reconhece que o avanço da tese está em evidenciar que não é o título de cidade educadora concedido pela Associação Internacional de cidade educadora (AICE) que faz uma cidade ser efetivamente educadora. Cidade educadora é por natureza humanizadora, portanto, democrática. Efetivar uma cidade como educadora é processo coletivo, orgânico e permanente. Implica em projeto político-pedagógico municipal e capacidade de gestão de conflitos e contradições, visando o comum”, ressaltou.
 

INSCREVA-SE